Conta de energia elétrica ficará mais cara a partir do dia 23

Brasília - O consumo de energia elétrica no país fechou os primeiros três meses do ano com queda acumulada de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Da Redação

A partir do próximo dia 23 a conta de energia elétrica ficará mais cara em Guarulhos. O percentual de reajuste será definido no próximo dia 16 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No ano passado o percentual do aumento médio praticado na cidade foi de 24,37%. Isso significou um reajuste de 27,31% para os consumidores conectados à alta tensão e de 22,67% para os de baixa tensão.

O reajuste compreende uma atualização dos custos para geração, transmissão e distribuição da energia elétrica, assim como dos encargos setoriais. Sua ocorrência está prevista no contrato de concessão de todas as distribuidoras do país – em Guarulhos a distribuição é feita pela EDP.

Soma-se ao reajuste, ainda, a cobrança extra na conta de luz no patamar mais alto em outubro através do sistema de bandeira tarifária da Aneel. Desde junho, as contas de luz estão na bandeira vermelha, patamar 2, o que acarreta cobrança extra de R$ 5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a agência, a cobrança foi mantida neste mês porque ainda são desfavoráveis as condições hidrológicas e por causa da queda no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Imagem: Agência Brasil