Consumo de frutas aumenta durante o verão

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Com a chegada do verão e das altas temperaturas, as frutas são ótimas aliadas, pois refrescam e hidratam, além de serem muito nutritivas. Nutricionistas indicam o consumo de quatro a seis porções de frutas por dia.

Para quem não tem o hábito a dica é incluí-las no preparo de sucos ou em saladas. Outra dica é aproveitar as frutas da época para garantir um bom preço na hora da compra. O verão, as mais em conta são: ameixas, pêssego, melancia, uvas, melão e manga. Todas elas são ricas em água e vitamina C, que hidratam e amenizam a sensação de calor.

Confira os principais benefícios de cada uma delas:

Ameixa: Contém antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis por romper o colágeno e a elastina, fibras que sustentam a pele.

Pêssego: Fonte de beta caroteno, luteína e zeaxantina, que podem ter ação preventiva em alguns tipos de câncer e diminuem o risco de patologias oculares como degeneração macular e catarata. Suas vitaminas C e E também têm importante ação antioxidante e contribuem para o bom funcionamento do sistema de defesas do corpo, prevenindo infecções. Entre seus minerais mais abundantes, o potássio atua como regulador da pressão e do pH sanguíneos e auxilia os processos digestivos e contrações musculares.

Melancia: Contém citrulina, um aminoácido vasodilatador e hipotensor.

Uva: Antioxidante. Previne doenças cardiovasculares, cancerígenas, neurológicas e outras. É rica em compostos anti-inflamatórios, atua na manutenção do sistema imune e reduz a formação de radicais livres.

Melão: Fonte de vitaminas antioxidantes (A, E e C) famosas por adiar o envelhecimento precoce. Ferro (importante para combater anemia) e cálcio (indispensável para os ossos).

Manga: Diurética. Retarda o envelhecimento da pele graças a sua ação antioxidante e é rica em betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A e prolonga o bronzeado. Dica: descascar, picar e congelar para bater no liquidificador. Fica cremoso como sorvete.