Conheça um pedacinho do paraíso visitando Maceió

Maceió é hoje um dos destinos mais desejados por aqueles que buscam maravilhar-se com belezas naturais, roteiros culturais e gastronomia de alta qualidade, sem falar na hospitalidade que é uma marca registrada de seu povo.

A capital de Alagoas fica aproximadamente a 2.000 Km da capital paulista e é conhecida mundialmente como “Paraíso das Águas” e até mesmo como o “Caribe Brasileiro”, devido às suas belezas naturais que atraem turistas de todo o mundo.

Segundo o Portal da Secretaria de Turismo, “…o nome Maceió é de origem tupi. Os índios batizaram o lugar de “Maçayó” ou “Maçai-o-k”, que significa “O que tapa o alagadiço”. Historiadores afirmam que a capital do Estado de Alagoas nasceu de um antigo engenho de açúcar, por volta do século 18. Para outros, por ser praiana, seu surgimento está ligado a uma pequena vila de pescadores. Seja qual for sua origem, do mar ou do açúcar, Maceió é um lugar abençoado por Nossa Senhora dos Prazeres.”.

E por falar em belezas naturais, Maceió é uma cidade apaixonante e feita para se apaixonar. Com praias e piscinas naturais exuberantes repletas de peixes nativos de infinitas cores, a beleza da natureza convive em harmonia com a cidade. Dentre todas estas belezas naturais, destacamos na área urbana, a orla marítima de Maceió que é considerada uma das mais bonitas do Brasil com as praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas, onde o visitante pode desfrutar de excelentes hotéis, restaurantes, bares, pizzarias, cervejarias, ciclovia e um calçadão com quiosques. Ao final da tarde, ele se transforma em um local perfeito para atividades físicas e contemplar o pôr-do-sol

Afastando-se da cidade, rumo ao litoral norte, chegamos nas fascinantes praias de Ipioca, Pratagy, Mirante da Sereia, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma e Jacarecica, que transbordam belezas naturais, em um verdadeiro espetáculo de cores e vida.

Além das praias, as lagoas e mirantes são grande destaque, como o passeio de barco na Lagoa Mundaú e Manguaba que é garantia de momentos inesquecíveis. Seguindo para o bairro Pontal da Barra, também é possível realizar o ‘Passeio das Nove ilhas’, com barcos que navegam em um arquipélago localizado na Lagoa Mundaú.  São elas: Ilha do Irineu, Ilha das Andorinhas, Ilha do Fogo, Ilha de Santa Marta, Ilha do Almirante, Ilha de Um Coqueiro Só, Ilha das Cabras, Ilha Bora Bora e Ilha de Santa Rita.

Mas Maceió não é feita somente de belezas Naturais. A cultura maceioense possui grande expressão e deixa suas marcas por quem passa por lá. Além de seus artistas, escritores e músicos, destacamos filhos da cidade, como o cantor e compositor Djavan e o poeta Lêdo Ivo. Entre as manifestações folclóricas há ainda os folguedos que são festas populares com presença de música, dança e representação teatral), e que tem como principais representantes maceioenses Caboclinho, Carvalhada, Chegança, Bumba Meu Boi, Coco Alagoano, Festa de Reis, Guerreiro, Pastoril, Reisado, Quilombo e Zabumba.

Ainda no roteiro cultural o visitante não pode deixar de visitar os Museus da cidade, que além de representarem a arquitetura Barroca com seus palácios, igrejas e casas seculares, guardam ainda a história da capital alagoana de geração em geração. Maceió é tudo isso: Apaixonante e feita para se apaixonar!

Foto: Divulgação