Conheça os 15 participantes do festival gastronômico ‘Degusta Guarulhos’

Serginho Freitas*

Com certeza uma das coisas mais prazerosas que existe é COMER! Por isso, a partir de hoje, a Folha Metropolitana vai levar você, nosso fiel leitor, para dentro dos melhores restaurantes e bares gourmets da cidade. Serão bate papos semanais com grandes cozinheiros sobre tudo que é relacionado a gastronomia guarulhense.

E neste primeiro, fiz um apanhado geral, depois de ir conhecer é claro, dos 15 participantes do Festival Gastronômico Degusta Guarulhos, que vai rolar de 18 a 26 de maio, para o feriado de amanhã, Dia do Trabalhador.

Base Bistrô e Bar: O restaurante que fica dentro do Hotel Pullman já impressiona na chegada. Local lindo e atendimento de primeiríssima linha. Recomendo o Assado de Tiras que é simplesmente sensacional.

Black Rock Burger e Beer: A hamburgueria que caiu nas graças da galera mais descolada da cidade me surpreendeu com o prato Black Costela. Além de delicioso, caiu super bem com o chope. Ah! Recomendo também o Burger no Prato para a criançada. Minha filha amou.

Chefinhos: A “pastelaria” caiu como uma luva no último final de semana de preguiça gastronômica. O pastel de Parmeggiana e o de Costela literalmente encheram a barriga de todos que estavam em casa. Nota mil para o atendimento e a rapidez no delivery.

Firoco Drinks e Food: Este foi o local que me deu mais trabalho. Os drinks deles são um espetáculo. Praticamente impossível experimentar um só. E amanhã quem estiver na pegada, o dono organizou um Double Gin Tônica a noite toda. Estarei presente é claro.

Hirô Izakaya: De verdade galera, vá comer o Bolovo, (Ovo, rabada e Nira) de lá. É do outro mundo! Enche a boca de saliva só de lembrar.

Leegero Burger: Outra hamburgueria que me deixou completamente satisfeito. Pedi um Sanduba de Pastrami, que veio acompanhado de pickles agridoce e maionese com mostarda Dijon no pão caramelizado. Valeu demais a pena.

Marechal Choperia e Butiquim: O bar, que é conhecido pelas rodas de samba, está investindo pesado em sua cozinha. Nota mil para o Lanche de Costelinha Barbecue e para o chope Brahma geladíssimo.

Nelius Grill & Pizza: Fui comer a pizza com massa 100% integral com sementes a convite de um amigo e sou obrigado a dar o braço a torcer e dizer que ela é um espetáculo. Mais do que recomendo terminar o feriadão degustando uma.

Ponto Ka Costelinha & Cia: A principal casa da cidade, que tem como cheff o conhecido Nelio, é uma das pedidas para o feriadão no meio da semana. No almoço ou jantar a casa é o ponto de encontro dos guarulhenses que curtem as costelas que desfiam só no olhar.

Schoppen Beer & Food: Super recomendo a casa com cardápio alemão mais bonita da cidade. Encarei o tal Eisbein, (joelho de porco) com o Kassler, (carré de porco grelhado, e salsicha alemã Pinguim). Sai de lá, literalmente, de barriga cheia. E para amanhã o dono está prometendo que na compra de qualquer prato a la carte a sobremesa Strudel de Maçã vem de brinde. Ah! 15% de desconto em cervejas artesanais para nossos leitores também vai rolar.

The Fire Steakhouse: A casa mais carnívora de Guarulhos promete para amanhã, feriadão, Double Chopp Brahma para todos os leitores da Folha Metropolitana. E para acompanhar o chope mais gelado da cidade, recomendo as linguiças artesanais de Requeijão com cerveja e Cheddar com Jalapenho e Chimichurri. Pode pedir que é tiro e queda. E quem quiser levar a criançada fique a vontade que o espaço kids é enorme.

Traíra e Cia: O restaurante serve a melhor traíra sem espinha que já experimentei! Vale demais a pena conhecer. E não esqueça de pedir o pirão. Outro espetáculo da gastronomia guarulhense.

Vino Vinho Restaurante: O restaurante que fica na principal avenida da Vila Augusta vem agradando a todos com um cardápio “caseiro” e de muito bom gosto. Recomendo algum dos risotos. Praticamente um melhor que o outro. É impossível escolher apenas um para vocês.

Villa Velha: O bar/balada mais agitado da cidade é outro que vem investindo pesado na gastronomia. Além das inúmeras atrações musicais, a casa conta com porções que agradam a gregos e troianos. Nota 10 para o Bolinho de Aipim recheado com costela de porco. Certeza de comer e repetir.

Weiss Bier Cervejaria: O local, que é frequentado pelos amantes da boa cerveja, foi outro bar que me deixou boquiaberto. Além dos inúmeros e diferentes rótulos, os caras produzem lanches que é de deixar qualquer um de queixo caído. Nota altíssima para o burger de calabresa. O melhor que já experimentei.

*O conhecido colunista das noites da cidade mudou completamente o foco e a partir de agora passa a assinar a editoria de gastronomia com um formato inovador e muito serviço. Além dos textos, às vezes picantes e outros divertidos, ele indicará os melhores, ou não, lugares da cidade. Receitas exclusivas dos chefes de cozinha da gastronomia guarulhense também estarão presentes semanalmente.

Imagens: Divulgação