- PUBLICIDADE -

Diretora de Planejamento Financeiro da Âncora Consórcios, fala sobre a segurança de investir no segmento

O mercado de consórcios mais uma vez bateu recorde de cotas vendidas no primeiro semestre do ano, com 1,85 milhão em vendas, foi o melhor resultado para o período nos últimos 10 anos de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). 

Outro indicador positivo superado pelo setor foi o número de participantes ativos, o maior já registrado pelo sistema de consórcios, chegando a 9,12 milhões, um movimento de crescimento contínuo, também segundo a ABAC. Analisado por Rodrigo Martins, CEO da Âncora Consórcios: “Um dos fatores que levou a expansão desse segmento foi a instabilidade econômica e as variações das taxas de juros, tornando o modelo de investimento, mais viável que o financiamento tradicional, por exemplo”. 

“Sistema de Consórcios respondeu por 3,9% do PIB do Brasil em 2020. As taxas infinitamente menores que a do financiamento tradicional, além da segurança no investimento renderam ao consórcio o título de investimento inovador, apesar de seus 60 anos de existência, o popularizando entre grandes investidores e entre consumidores que desejam um bem ou serviço específico”., completou Sara Pedrosa, Diretora de Operações da Âncora Consórcios sobre a segurança de investir no segmento.

Pensando nisso, a especialista listou cinco benefícios desse mercado e que irão te ajudar a investir no segmento em 2023:

  1. Aumento na taxa Selic

De acordo com a profissional, a estimativa é de que a taxa Selic continue na esteira de aumentos nas estimativas para a inflação. A projeção é que os consórcios continuem em alta, sendo mais atrativos como produto comparado aos financiamentos bancários, uma vez que não possuem juros.

  1. Sem entrada

A parcela inicial já é poupada para a aquisição do bem ou serviço escolhido, e por não ter juros, como citado anteriormente, apenas uma taxa administrativa, o valor final do bem adquirido pelo consórcio, acaba ficando bem inferior aos outros tipos de créditos e financiamentos.

  1. Sem riscos e sem sustos

Uma vez que as cláusulas contratuais sejam cumpridas, como o pagamento das mensalidades dentro do prazo estipulado, todos os participantes daquele grupo serão contemplados entre o primeiro e o último mês do período contratado.

  1. Menos burocracia

Esse é um dos grandes fatores que influencia na decisão do novo perfil de consumidores brasileiros, já que atualmente as escolhas feitas são baseadas na facilidade dos processos no dia a dia, ou seja, opções mais práticas e rápidas de resolver, mas que mantenham bons resultados são as preferidas, como o caso dos consórcios, que tem como característica principal a flexibilidade.

  1. Oportunidade de formar patrimônio

Com a instabilidade do mercado financeiro, muitos vêm optando por poupar, contudo, tendo em vista a pouca flexibilidade das formas tradicionais desse tipo de investimento, como a poupança, o consórcio se tornou uma opção, dando a muitos jovens a oportunidade de formar um patrimônio desde cedo, com o uso de crédito flexível.

“Diante disso, é possível observar que o consórcio tem um amplo espaço no mercado também em 2023. A nossa expectativa é de que ele consuma essas áreas e tenha um desempenho ainda melhor do que o ano passado, mantendo o crescimento contínuo no setor, já há uma década”, finaliza a diretora Sara Pedrosa.

- PUBLICIDADE -