Confira as principais dicas para cuidar da pele nos dias de folia

Da Redação

O feriado prolongado mais agitado do ano está chegando e os foliões se preparam para aproveitar os dias de folia da melhor forma, sendo eles, viajando para praia, campo, participando de blocos de ruas, festivais, clubes, ou até mesmo um ambiente mais tranquilo com familiares e amigos.

Com o verão em seu ápice, durante a empolgação, muitas vezes as pessoas se esquecem de se proteger da exposição excessiva ao sol, que pode causar queimaduras, irritações, além de aumentar o risco de câncer de pele.

Pensando nisso, Joanne Ferraz, Médica Dermatologista e Professora do curso de Medicina do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), respondeu as principais dúvidas sobre os cuidados com a pele nos dias mais quentes e animados do ano. Confira:

Devo usar protetor solar? Qual o mais indicado?

Existe uma grande variedade de protetores solares disponíveis no mercado, com diferentes apresentações e funcionalidades. A escolha do protetor solar deve ser orientada, sempre que possível, por um dermatologista. Contudo, de uma maneira geral, recomenda-se o uso de protetores solares com FPS mínimo de 30 (proteção UVB) e que também ofereçam proteção UVA. O protetor deve ser aplicado 15 a 30 minutos antes da exposição solar, e deve ser reaplicado a cada 2 a 3 horas ou após imersão em água. Para garantir o uso da quantidade correta do produto, a aplicação inicial pode ser feita em dupla camada. Além disso, é de extrema importância aplicar o produto mesmo se o dia tiver nublado.

Além do protetor, o que mais devo usar?

Para garantir que a fotoproteção seja adequada, além do protetor solar, também é necessário utilizar proteção física ou mecânica, como roupas, chapéus, bonés e óculos escuros, bem como procurar abrigar-se em sombras naturais ou artificiais. É recomendável evitar ao máximo a exposição solar no período de 9h às 15h e aplicar hidratantes faciais antes do protetor, selecionando o produto mais indicado para o seu tipo de pele e beber bastante água.

Fim de festa! O que devo fazer antes de dormir?

De uma maneira geral, orienta-se realizar a limpeza da pele com produtos leves, hidratar a pele com produtos adequados a cada tipo de pele e área do corpo e, nos períodos de maior exposição solar, evitar uso de produtos que possam causar irritação.

Agora já foi! Queimei o meu rosto, o que fazer?

As queimaduras solares superficiais podem ser aliviadas com o emprego de compressas frias. Também podem ser aplicados hidratantes sem perfume, produtos com ação calmante ou mesmo vaselina líquida. Além disso, é fundamental a ingestão adequada de líquidos e a fotoproteção. Queimaduras extensas ou não superficiais requerem avaliação médica.

Tirou todas as suas dúvidas? Agora, é só se jogar nas festas e bom Carnaval!