Conferência Municipal de Saúde Mental é remarcada para fevereiro

A 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Guarulhos, prevista inicialmente para ocorrer nos dias 27 e 28 de janeiro no Centro Municipal de Educação Adamastor, teve as datas remarcadas para os dias 17 (das 8h às 14h) e 18 de fevereiro (das 8h às 13h) e será realizada de maneira virtual devido ao avanço da pandemia de covid-19 e da alta de casos de gripe. Com isso, a data das inscrições também foi prorrogada e os interessados têm até o dia 4 de fevereiro para se inscrever. O link para participar do evento será enviado posteriormente por e-mail.

As inscrições podem ser realizadas pelo link bit.ly/CONFMENTALpor usuários, trabalhadores e gestores da saúde, sendo que estes são indicados pela administração municipal. Já as propostas de melhorias para a rede de atenção psicossocial de Guarulhos devem ser encaminhadas para o e-mail proposta2cmsmg@gmail.com no mesmo prazo estabelecido para as inscrições. O tema da conferência é “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e à garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. 

No ato da inscrição, após indicar a região de saúde e os segmentos aos quais pertencem, os interessados podem escolher, por ordem de prioridade, os eixos que desejam debater: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e após a pandemia.

A conferência municipal, uma das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, tem por objetivo analisar as prioridades e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e das ações de saúde mental. No próprio formulário de inscrição os participantes já podem apontar qual dificuldade identificaram ao utilizar os serviços da Rede de Atenção Psicossocial de Guarulhos, como CAPS, Tear, hospitais, UBS e outros serviços da rede pública de saúde.

- PUBLICIDADE -