Condemat compartilha experiência do projeto Recicla Cidade com o Consórcio do Grande ABC

- PUBLICIDADE -

Depois de conquistar duas importantes premiações e resultados expressivos em toda a região com o projeto Recicla Cidade, desenvolvido desde 2021 em parceria com a ONG Espaço Urbano e a empresa Tetra Pak, o Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê virou referência para a expansão do projeto para outras regiões do Estado.


Nesta terça-feira (09), representantes do consórcio participaram de treinamento realizado pela ONG Espaço Urbano junto a membros dos municípios que integram o Consórcio do Grande ABC – Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que estão em fase inicial de execução do projeto.


Durante treinamento, que contou com a presença do vice-presidente do Condemat e prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes, foram apresentados os resultados satisfatórios do Recicla Cidade que tem como objetivos principais ampliar a coleta seletiva na região e aumentar o protagonismo dos catadores de materiais recicláveis, fornecendo a eles a capacitação necessária para atuação como agentes ambientais.


Neste ano, o Condemat foi vencedor de dois prêmios devido ao alcance e impacto do Recicla Cidade. As ações desenvolvidas em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável deram ao consórcio o primeiro lugar na categoria Órgãos Públicos do Prêmio Estratégia ODS. Já o estímulo ao empreendedorismo social resultou na conquista da etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, na categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal.


“Este é um projeto especial para todos nós, que vêm rendendo bons frutos para toda a região, promovendo a conscientização da população, o zelo pelo meio ambiente e a geração de emprego e renda. É uma grande honra para o Condemat servir como referência, para que este projeto seja levado para outras regiões do Estado”, disse Vanderlon. 


Representantes dos municípios de Arujá, Guararema, Itaquaquecetuba e Salesópolis também falaram sobre os impactos do projeto, que desde sua implantação atuou em parceria com 12 cooperativas de coleta seletiva da região e auxiliou na criação e formalização de novas cooperativas. Além disso, ao longo do desenvolvimento do projeto foram criadas 13 lojas socioambientais que transformam os materiais recicláveis em moeda social, permitindo aos munícipes a troca por produtos e serviços variados.


O secretário executivo do Condemat, Adriano Leite, reforçou a importância da atuação conjunta entre o poder público, o terceiro setor e o setor privado, com o envolvimento da sociedade. “Este é um projeto transversal, que contempla todas as áreas públicas como Meio Ambiente, Educação, Saúde e outras.

Juntamente com o Terceiro Setor, o apoio da iniciativa privada e o envolvimento da população, o Recicla Cidade tem mostrado grandes resultados, vem evoluindo a cada ano e ainda tem um grande potencial de crescimento na nossa região, servindo como referência para todo o Estado”, destacou.


O Recicla Cidade segue em desenvolvimento nos 12 municípios consorciados. Também participaram da capacitação representantes da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado; a coordenadora da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e diretora de Meio Ambiente de Suzano, Solange Wuo; o secretário de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Agronegócio e Regularização Fundiária de Salesópolis, Douglas Nepomuceno; a vice-presidente do Fundo Social de Arujá, Sara Dourado; a gestora de Meio Ambiente de Itaquaquecetuba, Carol Bloise e representantes da cooperativa Guararecicla, de Guararema.

- PUBLICIDADE -