Como uma calculadora personalizada pode reduzir custos e otimizar tempo em seus negócios

Pense na seguinte situação: você é um empreendedor do ramo de painéis solares e, a cada novo prospect, precisa calcular a quantidade exata de materiais para construir a estrutura de instalação desse produto. Para essa conta, você precisaria saber a quantidade de painéis que serão colocados na vertical, quantos irão na horizontal, a margem, informações sobre o local, entre outras variáveis.

Ao se deparar com os vários números e informações, você poderia, além de demorar para fazer os cálculos, se confundir e chegar a um orçamento diferente para mais ou para menos. Fazer essas contas em calculadoras comuns ou em uma planilha, portanto, não seria o ideal.

O que fazer, então? De acordo com o CEO da Finger Digital, Ricardo Botega, uma ferramenta simples e prática pode diminuir as margens de erro e otimizar o seu tempo: a calculadora personalizada.

“É possível criar o software de uma calculadora para qualquer tipo de segmento. Ela te oferece exatidão, clareza e transparência nas informações”, explica. Com a evolução da tecnologia, fica fácil ter uma ferramenta dessas dentro de um aplicativo ou site, seja voltada para o consumidor final ou para facilitar o trabalho do vendedor.

“Toda calculadora personalizada contém a mesma estrutura de informações que o profissional ou cliente precisaria para fazer a conta, mas de uma forma mais simplificada, com uma navegação mais fluida”, diz Ricardo.

Exemplo prático da aplicação do dispositivo desenvolvido pela Finger é a Espaço Smart, empresa de estruturas pré-moldadas para construção. A companhia colocou em seu site uma calculadora voltada para o consumidor final, por meio da qual é possível incluir informações como metragem e tipo de material para ter uma ideia de quanto irá gastar no final da obra.

“Nós buscamos uma empresa de tecnologia para desenvolver algumas calculadoras de materiais de construção para integrar a nossa loja online e reduzir a jornada de compra dos clientes, além de ajudar nossos consultores nas especificações dos produtos. Nossa expectativa é de um aumento nas vendas”, afirma o diretor de Marketing Digital e E-commerce da Smart, Fernando Scheffer.

Também é possível que a calculadora mostre o quanto uma pessoa ou empresa economizaria ao fazer negócios com o seu estabelecimento. “Temos um cliente que vende cortes de gado. Uma operação mais complexa, mas que deixamos muito mais fácil para eles mostrarem aos restaurantes que vale a pena fechar uma transação com eles ao invés de comprar uma peça inteira, pagar transporte, desossar, entre outras etapas”, destaca Ricardo.

Portanto, ter uma calculadora personalizada, além de facilitar o processo matemático e não exigir a construção de fórmulas mirabolantes em planilhas, ainda pode mostrar ao cliente final os benefícios, com cálculos baseados em fatos e não em conjecturas. “O objetivo maior é dar fôlego ao time comercial, facilitando tanto o processo de vendas como o de compra”.

Geralmente, a criação dessa ferramenta leva de 4 a 6 meses de trabalho. “Diminuição de custos e riscos, cálculo validado e padronizado, aumento de produtividade e exatidão, além de clareza e transparência. Esses são os principais benefícios de ter uma calculadora própria”, completa Ricardo.

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