Como montar um aquário marinho em casa

- PUBLICIDADE -

Da Redação

Quando comparado aos aquários de água doce, os aquários marinhos requerem inúmeros cuidados adicionais. É bom primeiro ter em mente que esse ambiente de água salgada é mais custoso e demanda mais cuidados do que o de água doce. É necessário ter mais atenção e dedicar mais tempo, para que não ocorra degradação do meio, evitando também prejudicar os seres vivos.

Para a montagem os principais acessórios são o tanque; tampa; suporte; filtro; aquecedor; luz interior; termômetro, sendo o eletrônico é mais preciso que os demais; cascalho; e hidrômetro, para medir a quantidade de sal.

A água salgada enferruja todo material metálico, portanto, qualquer um desses acessórios devem ser substituídos por aço inoxidável, sendo que ele precisa ser de alta qualidade, para também não ser corroído. Além disso, o aquário deve ser instalado longe da luz solar. É fundamental também garantir que todas as peças estejam montadas corretamente e a temperatura e salinização estejam certas. É preciso, ainda, esperar em torno de dois a três dias antes de colocar os peixes lá dentro.

O sistema de filtragem tem a função de proporcionar oxigênio à água, por meio das bolinhas que ficam próximas da superfície. No caso deste aquário, essa quantidade deve ser maior do que no de água doce e o movimento da água será fundamental para isso. O ideal é comprar uma bomba de circulação específica para o tamanho do aquário.

Com relação a água nunca se deve colocar sal na água doce, buscando torná-la como a do mar. Isso porque os dois tipos têm pH e temperatura diferentes. As bactérias nitrificantes de uma água são distintas da outra. Já quanto a quantidade de água se deve levar em consideração o cálculo de um peixe para cada 40 litros. Além disso, a água pode ser sintética ou natural e deve ser trocada a cada três meses, no máximo.

 

Colocando os animais

Os primeiros habitantes a entrarem nos aquários devem ser a equipe de limpeza para combater as algas que surgiram durante a ciclagem. Os peixes, corais e outros invertebrados devem ser colocados após as variações de parâmetros terem mantido certa regularidade e quando os parâmetros foram devidamente corrigidos. Cada animal requer alguns cuidados específicos. Alguns são menos exigentes e outros muito exigentes.

- PUBLICIDADE -