Como escolher seu curso de Pós-graduação?

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André Logello Lima*

Os cursos de Pós-graduação no Brasil estão em franca ascensão pois em um universo onde cada vez mais jovens formam-se nos cursos de graduação, obter um diploma de Pós-graduação pode tornar-se o diferencial na hora de disputar uma vaga de emprego ou até mesmo para conquistar a tão sonhada promoção no atual emprego.

Dentre as inúmeras dúvidas que permeiam a mente não só de recém-formados, mas de muitos profissionais experientes uma das mais recorrentes é sobre a diferença nos cursos de Pós-graduação e suas aplicações a finalidades.

Segundo texto do portal do MEC, “As pós-graduações LATO SENSU (do latin: Sentido Amplo) compreendem programas de ESPECIALIZAÇÃO e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma.

Dentre estas duas especializações Lato Sensu, os cursos de Especialização são indicados para recém-formados ou para aqueles que querem mudar o ramo de atuação na carreira, com objetivo de aprofundar-se em áreas específicas, com experiências profissionais advindas dos professores, em grande parte, atuantes no mercado de trabalho ou ainda do network gerado com colegas de curso. Já os cursos de MBA (Master Business Administration) possuem além do tema do curso, um foco maior nas áreas gerencial ou administrativa, indicado para profissionais Senior.

As pós-graduações STRICTO SENSU (do latin: Sentido Amplo) possuem duração de 12 a 24 meses e compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores. O curso é voltado para o aprofundamento no ensino e na pesquisa, indicado para profissionais que desejam lecionar no ensino superior ou ainda tornar-se pesquisadores. Os programas de Mestrado podem ser ACADÊMICOS ou PROFISSIONAIS, sendo que o primeiro é voltado para pesquisa aprofundada em problemas específicos de pesquisa, tendo na conclusão, uma Dissertação, enquanto o segundo é mais voltado para problemas no mercado empresarial (corporativo) tendo em sua conclusão, um estudo de caso ou um produto/solução com aplicabilidade mercadológica. Ambos conferem ao estudante, a titulação de Mestre.

Uma dica final é para que, antes de escolher sua modalidade de Pós-graduação, que analise seu mercado de trabalho, suas aspirações e acima de tudo, seu tempo disponível para estudos, pois cada modalidade exige uma demanda de dedicação diferente, assim como resultados diferentes.

*ANDRÉ LOGELLO LIMA
Pós-Graduado em Marketing e Vendas
Coordenador do Curso de Marketing Digital e E-commerce do Senac Osasco
Professor de Pós-graduação nas disciplinas Estratégia de Marketing em Mídias Sociais, Branded Content, Planejamento de Marketing e Gestão de Tecnologia e Inovação.
Fundador e Gestor da Agência RedPill Estratégia & Marketing, especializada em Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais.

– fontes: Guia do Estudante, Portal MEC, Uol Educação

Imagem: Divulgação

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