Como consertar trincas e rachaduras nas paredes

Cracked concrete texture closeup background abstract wall

Olá pessoal, sou o Rafael Lima da ERJ Reformas e conforme combinamos na semana passada, hoje começamos a abordar reparos que demandam um pouco mais de cuidado e prática, mas que não deixam de ser fáceis de fazer. Hoje, vamos entender melhor o que podemos fazer para reparar pequenas trincas e rachaduras nas paredes de sua casa, apartamento ou escritório.

Vale lembrar ainda que esta dica é válida para aquelas rachaduras estéticas, que atingem até o revestimento, e caso você perceba que a rachadura em sua parede está indo além do revestimento, procure um profissional o quanto antes. Aqui na ERJ, por exemplo, temos engenheiros e arquitetos experientes que saberão analisar suas estruturas e definir o melhor tipo de reparo a ser executado. Mas vamos voltar aqueles reparos que você mesmo pode executar e se tornar novamente, o grande herói da família.

Antes de mais nada, precisamos entender que as rachaduras (fissuras) podem ser causadas por 1) Retração (encolhimento) do revestimento, causado por excesso de argamassa ou pelo traço feito com muito cimento; 2) Cura incompleta da argamassa ou ainda da base do revestimento (conhecido como reboco); e 3) Expansão da argamassa de assentamento da alvenaria, resultado de muita argila na areia do assentamento dos blocos de alvenaria ou ainda por não aguardar a cura total do assentamento dos blocos, antes que possam assentar e curar totalmente a argamassa. Agora que você entendeu por que aconteceu, mãos à obra para o reparo.

Você vai precisar de colher de pedreiro, talhadeira, espátula, caixa de massa e escova de aço. Em relação aos materiais, o mercado dispõe hoje de uma infinidade de produtos que podem fazer o trabalho com maior rapidez, limpeza e eficiência do que os traços de argamassa tradicionais pois possuem propriedades químicas na exata dose indicada para a vedação estes produtos formam uma película impermeável flexível que acompanha a dilatação e a retração de paredes de alvenaria e de concreto, prevenindo o aparecimento de novas fissuras. Dentre os mais famosos, temos o Selatrincas, a Tinta Sol & Chuva, o Fechatrincas, Selante Acrílico, Veda Trincas e Selantes à base de resina acrílica. A aplicação de cada um deles, dependerá das instruções do fabricante, mas todas são muito fáceis e podem ser aplicadas após você retirar os excessos de impurezas da região da trinca com espátula e talhadeira, retirar os resíduos com escova de aço e passar um pano úmido para retirada do pó residual. Feito isso, é de grande importância esperar o tempo de cura (secagem) recomendado por cada fabricante para aplicar o revestimento que desejar (tinta, textura, etc.) e pronto! Novamente, a Folha Metropolitana e a ERJ Reformas te ajudaram a salvar o dia.

Gostou desta dica? Visite nosso site, curta e compartilhe nossas publicações! No mês de outubro, na contratação de sua reforma ou construção, o projeto 3D é nosso presente para você! A ERJ possui engenheiros, arquitetos e equipes de profissionais capacitados e prontos para a reforma que você queria, nas condições que você pode pagar. Acesse agora www.erjreformas.com.br.

Imagem: Divugação