Combate ao trabalho infantil é tema de encontro no Cras Santos Dumont

- PUBLICIDADE -

“Criança não deve trabalhar, infância é pra sonhar” foi o tema da ação de conscientização contra o trabalho infantil promovida nesta segunda-feira (12) pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santos Dumont. O encontro reuniu cerca de 30 famílias acompanhadas pela Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.

De forma lúdica, a atividade proporcionou um jogo de perguntas e respostas que abordou as diversas formas de trabalho infantil e que muitas vezes passam despercebidas, como a coleta de reciclagem junto aos pais, venda de balas em faróis, sobrecarga de trabalhos domésticos e mais.

Em grupos, as famílias discutiram os principais mitos e verdades que permeiam o trabalho infantil, tais como os prejuízos que ele desencadeia a curto e longo prazo, mais notadamente baixa escolaridade, subemprego, danos à saúde e problemas emocionais. 

“Foi bastante valiosa a experiência de desenvolver o debate entre os participantes e perceber que muitos pensamentos foram se desconstruindo durante as discussões”, afirmou a assistente social do Cras, Rosigleide Santos.

Como denunciar

Casos de trabalho infantil devem ser denunciados pelo Disque 100.

- PUBLICIDADE -