Com um Pezinho no Nordeste

Serginho Freitas

Já que outubro é o mês que comemoramos o Dia do Nordestino, eu que amante da gastronomia, não poderia deixar passar por ele sem falar de uma das comidas mais gostosas do nosso Brasilzão!!!

Baião de dois, tapioca, acarajé, vatapá, moqueca de peixe, buchada de bode, macaxeira, carne-de-sol e cuscuz de milho são alguns pratos que de bate pronto lembro de ter experimentado, e adorado.

Em nossa cidade temos alguns ótimos espaços voltados a este tipo de cardápio.

De pequenos restaurantes a grandes espaços, a gastronomia nordestina faz parte do paladar guarulhense.

E um dos mais antigos restaurantes da cidade deste segmento, quase 34 anos em funcionamento, passou por uma mudança de nome.

O conhecido Bar e Restaurante do Compadre, (rua Silvânia, 86 – Gopoúva), agora se chama Pezinho no Nordeste.

Em um bate papo descontraído, regado a caipirinhas deliciosas e um torresmo feito na medida, com a filha do fundador do “Compadre”, entendemos melhor o porquê da mudança.

“Nós adoramos o nome Compadre porque ele faz referência a uma forma carinhosa pela qual meu pai chamava seus clientes. O vínculo afetivo é enorme. Mas agora se fez necessário a mudança para uma marca exclusiva. Guarulhos vem crescendo muito na gastronomia e não podemos ficar de fora desta mudança. Conversamos muito e mantivemos a nossa assinatura que era ‘um pezinho no Nordeste em Guarulhos’”, explicou Adriana Machado a este colunista.

Agora uma coisa eu posso afirmar com propriedade: a mudança de nome não alterou naaaaada na cozinha. Continua tudo um espetáculo!!!

E se hoje, sexta-feira, você estiver afim de encarar um belo almoço, eu recomendo de entrada o Misturado (porção misturada sortida com bolinhos de abóbora com carne seca, feijoada, mandioca com queijo coalho, mandioca com calabresa e bolinho de tilápia com queijo). Como prato principal o Baião de Dois (feito de feijão de corda, arroz, carne seca desfiada, bacon, linguiça calabresa, cubos de queijo coalho, pimenta de bico e pequenos pedaços de torresmo com uma guarnição de carne seca) é a pedida certa para encher a barriga. E como sobremesa, peça o Brownie do Sertão (bolo de chocolate com nozes acompanhado de sorvete artesanal de castanha do pará, calda de chocolate e raspas de rapadura cearense).

Ah! Tudo isso que mencionei vai super bem com as caipirinhas da casa.
Eu experimentei e recomendo quatro: a do Compadre, a de Rapadura, a Gabriela e a de Três Limões.

Um ótimo almoço e até semana que vem com mais informações sobre o melhor da gastronomia em Guarulhos.