Com o mandato mais longo do país, votação para senadores apresentou maior número de votos nulos e brancos em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

De todos os cinco cargos votados em Guarulhos no ano passado, o senador apresentou maior porcentagem de votos nulos e brancos. O problema deste número é justamente pelo fato desta função ser exercida por oito anos por cada parlamentar, o mandato mais longo de todo o Brasil, além das atribuições estratégicas garantidas na legislatura.

No total mais de 544 mil votos foram registrados como branco ou nulo. Além disso, 12% dos eleitores com título registrados na cidade não compareceram no dia das eleições para escolher dois senadores naquele pleito.

Os senadores são escolhidos por votação direta, o que na prática significa que vence o candidato que obtém mais votos. Além de propor novas leis na Constituição Federal, o Senado é uma câmara revisora, já que tem a prerrogativa de avaliar e rever as propostas e projetos que já foram votados na Câmara dos Deputados.

Outra função é julgar autoridades, como aconteceu na condução do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Além disso, a provação de Ministros de Tribunais Superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF), depende da Casa.

O senador ainda pode estar na linha de sucessão da presidência, depois do vice-presidente e do presidente da Câmara do Deputados, o presidente do Senado assume ao cargo.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -