Com campanhas de prevenção, Corporate Health reforça importância de antever problemas de saúde

A saúde nunca foi tão discutida como nos dias atuais. Por causa do surto de Covid-19, a taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado de São Paulo, o mais rico da União, ficou acima dos 90% por mais de 20 dias entre março e abril deste ano.

Em tempos sem pandemia, a prevenção em relação a quaisquer doenças já é algo essencial. Mas, diante deste cenário, se precaver é ainda mais importante. “Antes mesmo da pandemia, nós já fazíamos ações para orientar os colaboradores dos nossos clientes e parceiros. Prevenir doenças é fundamental tanto para evitar o colapso do sistema de saúde quanto para garantir melhor qualidade de vida a todos”, argumentou a head de Saúde da Corporate Health – empresa do Grupo Ritacco –, Rafaella Ritacco.

Doenças graves, como a diabetes e a hipertensão, acometem milhões de brasileiros. A Corporate Health utiliza um sistema capaz de cruzar e analisar os dados dos beneficiários de planos de saúde corporativos de forma bastante assertiva. Com isso, a corretora tem uma predição de quem pode vir a desenvolver determinado tipo de doença para, assim, fazer campanhas educativas e preventivas nestas empresas, visando a preservação do bem-estar dos colaboradores. 

De acordo com o Ministério da Saúde, 12,5 milhões de brasileiros sofrem com a diabetes, enquanto a Organização Mundial da Saúde diz que 360 mil pessoas morrem, anualmente, por doenças cardiovasculares no país. 

“A diabetes e a hipertensão são duas doenças que se desenvolvem a partir de condições semelhantes, que, geralmente, estão ligadas à falta de atividade física e má alimentação. Por isso, a prevenção e a conscientização são tão importantes, pois elas têm o objetivo de gerar uma mudança nos hábitos de saúde”, destacou a psicóloga da Corporate Health, Katia Almeida.

“Em um local onde há colaboradores com pré-disposição para o desenvolvimento de hipertensão, diabetes ou com outros problemas, nós fazemos palestras e campanhas alertando sobre os riscos daquela doença, mostrando o quanto é importante se antecipar”, completou Rafaella Ritacco.

No próximo dia 26 de abril será celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A Corporate Health listou cinco dicas para as pessoas se prevenirem contra a pressão alta (abaixo).

Parceria bem-sucedida

Dentre as empresas atendidas pela Corporate Health está a Unival, referência na América Latina em fabricação de válvulas e conexões. Para Marcelle Delfino, gestora das áreas de RH e marketing da indústria, a parceria com a corretora é fundamental para o sucesso da empresa.

“A Corporate Health transmite muito conhecimento por meio de palestras relacionadas à prevenção de algumas doenças, como nas campanhas de Outubro Rosa e Novembro Azul, feitas aqui”, disse.

Marcelle ainda destacou a importância e a eficácia do projeto piloto com uma psicóloga dentro da Unival. Em um primeiro momento, doze funcionários foram atendidos pela profissional. Segundo a gestora, o resultado tem sido positivo. “Muitas vezes, o colaborador não tem condições de pagar uma psicóloga particular. Então, é uma oportunidade. Este é um trabalho muito importante para promover conforto e acolhimento ao trabalhador neste momento complicado”, pontuou.  

Cinco dicas para evitar a hipertensão

·        Pratique exercícios físicos regularmente;

·        Evite frituras, bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos;

·        Tente se afastar de situações estressantes; 

·        Não fume;

·        Coma frutas, verduras e legumes.