Com arena multiuso, Guti pretende reconstruir o esporte na cidade

Por Pedro Lacerda

Com o objetivo de reconstruir o esporte na cidade, quando Guarulhos se destacava nas mais variadas modalidades sendo, inclusive, referência no estado, o prefeito Guti oficializou ontem um chamamento público para a construção de uma arena multiuso no ginásio Fioravante Iervolino.

“Hoje, na situação em que estamos, o esporte não tem orçamento para executar um estudo, por isso juntamos a modalidade da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para nos balizar. A partir dela, havendo o interesse do mundo privado, vai gerar uma parceria Público Privada (PPP). É um marco, será com certeza uma arena modelo, mas para que ela exista, precisamos de mecanismos para tal”, salientou o prefeito.

Com relação aos estudos iniciais do projeto, o secretário de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação (SDCETI), Rodrigo Barros, informou que a PMI é o primeiro passo para que o projeto seja viabilizado, visto que o custeio da obra será por iniciativa privada e não pública. “É importante frisar que esta é a primeira PMI deste governo, ela foi publicada no Diário Oficial no final do mês passado e temos até a data de 7 de junho para as empresas se candidatarem a participar do projeto”, ressaltou.

Após 15 dias, a prefeitura publicará quais empresas estão adequadas nos critérios do governo, que precisarão apresentar quatro estudos para avaliação da construção embasados em: pesquisas de viabilidade arquitetônica, jurídica, operacional e econômica. A determinação é de que a arena tenha, pelo menos, seis mil lugares e seja coberta, numa área de 28 mil metros quadrados.

Oito empresas já demonstraram interesse pelo projeto
Até o momento, oito empresas, dentre elas a American Airlines e a Ambev, demonstraram interesse em aderir ao projeto, para que posteriormente, integrem o edital da PPP e custeiem a obra.

O município participará da PPP com a cessão da área e receberá como contrapartida o direito de exploração da arena em calendário pré-definido, além do direito ao naming rights.

“A proposta é que a arena sirva à população da cidade, inclusive como mecanismo de promoção de atividades esportivas e culturais. É um projeto maravilhoso, em que todos os envolvidos serão beneficiados. Estamos ansiosos para receber as empresas e conversar sobre todas as possibilidades de viabilização da nossa arena”, destacou o prefeito.

As empresas interessadas podem obter mais informações sobre o projeto por meio do telefone (11) 2475-8605 ou pelo endereço eletrônico dippp.guarulhos@gmail.com.

Foto: Fábio Nunes Teixeira