Com 75% de aprovação, consulta a plano de ascensão dos GCMs é entregue a secretaria de Justiça 

Lucy Tamborino

Com 75,7% de aprovação da categoria, a consulta à minuta de ascensão dos Guardas Civis Municipais (GCMs) foi entregue pelo Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos (Stap) ao secretário de Justiça, Airton Trevisan.

O texto foi analisado nos dois dias subsequentes, após reunião entre o Stap e a prefeitura na segunda-feira (18), que definiu a proposta final da minuta.  O projeto prevê aumento salarial inicial de R$ 51,21 para o grau hierárquico mais baixo e pode chegar até R$ 1.044,13 para o mais alto.

A progressão e promoção poderá se dar de duas maneiras. Na vertical, o GCM sairá da categoria em que se encontra para a imediatamente superior. Já na horizontal, o profissional sairá do grau para o imediatamente posterior, do mesmo nível e categoria.

“Nós tínhamos esse compromisso então teve bastante discussão pelo fato que teria mudanças estruturais na carreira e foi construído com os guardas não tem 100% de unanimidade, mas alcançar isso é muito difícil, a maioria concordou e votou”, comemorou o presidente do Stap, Pedro Zanotti Filho.

A carreira dos GCMs é dividida em três níveis e sete categorias: Execução, Tático, Estratégico, com categoria de um a três; quatro a cinco; e cinco a sete, respectivamente. Sendo que dentro de cada categoria há ainda o grau iniciando no A, recebendo salário base, e podendo chegar até o H.

Em nota a prefeitura informou que a minuta sofreu pequenas alterações na última fase de negociação. Dessa forma, terá que voltar à Secretaria de Gestão para ajustar o impacto orçamentário a essa nova realidade. Feito isso, será encaminhada para a Junta Orçamentária e Financeira (JOF) para aprovação e depois para a subsecretaria de Assuntos Legislativos para correção e encaminhamento do projeto de lei para a Câmara. A previsão é que em até um mês o projeto seja apresentado ao Legislativo.

Imagem: Lucy Tamborino