Com 10 modelos elétricos no Brasil, chinesa JAC Motors supera gigantes do setor

Fotos: Márcio Reis
- PUBLICIDADE -

Reginaldo Pupo

Enquanto as principais marcas automobilísticas de luxo começam a lançar somente agora seus carros 100% elétricos no Brasil, a chinesa JAC Motors, sigla para Anhui Jianghuai Automobile, há muito tempo já vinha desembarcando no mercado brasileiro seus modelos totalmente eletrificados.

Ao contrário da maioria das montadoras com representação no Brasil, a JAC pulou a etapa dos híbridos e investiu diretamente em carros 100% elétricos. Com isso, é a marca que possui o maior portfólio de carros eletrificados no Brasil, com 10 modelos, entre carros de passeio (hatch, SUV e sedãs), além de camionetes, vans e caminhões leves.

Segundo a JAC, a opção por não produzir carros híbridos levou em consideração que este modelo tende a ser transitório e também por acreditar que a eletrificação é a solução para o futuro da mobilidade. Desta forma, a JAC diz que a prioridade é investir em carros 100% elétricos, mas os modelos a combustão continuarão sendo comercializados normalmente.

O “departamento de eletrificação” da JAC, digamos assim, é tão avançado que a Volkswagen adquiriu parte da estrutura para poder usar a tecnologia em seus modelos. Na China é a maior produtora de chassis de ônibus e de veículos comerciais leves e líder em vendas para exportação.

E a marca ainda conta com um avançado Centro de Tecnologia, mais o JAC Italy Design Center, em Turim, na Itália; e o JAC Japan Design Center, em Tóquio. Os dois centros criativos desenvolvem novos projetos automotivos, de espaço interior, estrutura e montagem.

E-JS4

Um dos carros elétricos que fazem parte do portfólio da marca é o SUV E-JS4, derivado do T50 a combustão. Lançado há exatamente um ano, possui autonomia de 420km, muito acima da maioria dos carros elétricos no mercado, que têm em média 300km; e se destaca pelo seu tamanho interior, acabamento e funcionalidade. Para que você possa ter uma noção do espaço interno, ele se assemelha ao Jeep Compass.

Com um centro de design italiano para chamar de seu, evidentemente a JAC capricharia em seu desenho externo, com nuances futuristas na parte dianteira, que acompanham o conjunto óptico full led. A parte traseira também tem um desenho bastante interessante. As lanternas, também em full led, em uma linha contínua, atravessam todo o porta-malas na horizontal, que aliás, tem capacidade para consideráveis 520 litros, 100 a mais que o Compass.

O E-JS4 faz de 0km/h a 100km/h em 7,5 segundos, segundo a marca, impulsionado por uma potência de 150cv, usando baterias com capacidade máxima de 55 kWh e 34,7 kgfm. Nada mal para um carro que pesa 1,6 tonelada.

Vantagem dos elétricos

Quem já teve a oportunidade de dirigir um elétrico sabe que uma das vantagens é seu torque instantâneo. Pisou fundo, ele disponibiliza toda a potência na hora, diferentemente dos carros a combustão, que levam alguns segundos para oferecer todo o torque disponível.

Outra grande vantagem é o absoluto silêncio no interior do carro. O E-JS4 tem uma direção leve, muito gostoso de pilotá-lo, é bem confortável e vem com uma série de mecanismos tecnológicos que facilitam a condução e a dirigibilidade.
Segundo a JAC, para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,60 por kWh, o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 7,80 a cada 100 km (equivalente a 1,3 litro de gasolina por 100 km).

Além disso, o JAC E-JS4 não tem câmbio, radiador, filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível, sistema de escapamento, correias, velas, catalisador, etc. Por esse motivo o custo de manutenção do JAC E-JS4 é até seis vezes mais barato que o custo de manutenção de um carro térmico equivalente.

Comodidades

Bom também para os passageiros, já que os bancos são em couro. Os localizados na parte traseira são espaçosos e bem confortáveis para viagens a longa distância. E ainda podem acompanhar as paisagens que “passam” pelo generoso teto panorâmico. Já os bancos dianteiros podem ser até aquecidos. Um luxo!

Quem viaja atrás também é contemplado com duas saídas de ar climatizado e duas entradas USB para carregamento de celulares. O acabamento das portas traseiras mescla entre plástico e soft touch, como é comum na maioria dos carros brasileiros. Mas no painel da frente, além desses dois tipos de materiais, o acabamento recebe detalhes em black piano, especialmente no cockpit..

Por falar no painel de controles, gostei muito da modernidade empregada no carro. Os acionamentos do ar climatizado, temperatura, volume do som, botões de troca de músicas, display, viva-voz, entre outras funcionalidades, são feitos por um leve toque no console central, abolindo os botões físicos. Os únicos que foram mantidos são os que acionam o pisca-alerta e o da partida.

A inexistência de vários botões deixou o painel enxuto, porém clean e bastante agradável. Até mesmo o câmbio, que geralmente acompanha carros a combustão, foi aposentado para dar lugar a um seletor. O freio que seria “de mão”, agora é acionado por um dedo. Coisas da modernidade. E tem a opção automática.

A central multimídia, além das funcionalidades normais, reproduz uma imagem externa, captada pelas câmeras, quando a seta é acionada. Ou seja, se você aciona a seta para a esquerda, o lado esquerdo do carro aparece na multimidia. Isso substitui a falta de alerta de ponto cego nos retrovisores, que são rebatidos quando o carro é desligado.

A tela também é equipada com AndroidAuto e Apple CarPlay, acionadas por meio de fio, e reproduz as imagens das câmeras (algumas delas em 360º) em alta definição, com contrastes perfeitos.

i-Pedal

Novidade nos carros elétricos atuais, a JAC já vinha adotado o sistema i-Pedal Inteligente, um mecanismo que todo proprietário ama, já que ele é um grande aliado para a regeneração das baterias. A cada vez que o motorista tira o pé do acelerador, o motor elétrico se transforma em gerador e recarrega a bateria, podendo elevar a autonomia do veículo em até 20%.

A impressão é de que o sistema funciona como um “freio motor”, já que é possível notar a queda da velocidade e, consequentemente, a frenagem de forma sutil e contínua. Isso resulta em outra vantagem, pois utilizando o i-Pedal corretamente e antecipando as variações de velocidade no trânsito, é possível ter pastilhas de freio com vida útil muito acima do esperado.

Carregamento das baterias

Mesmo após economizar as baterias nas frenagens usando o iPedal, chega a hora de recarregá-las. A JAC disponibiliza aos compradores do E-JS4 um kit de recarga para ser utilizado em wall boxes públicos (estações de carregamento), localizados em sua maioria em shoppings e, ironicamente, em postos de combustíveis.

Ao adquirir o carro, cujo preço sugerido é de R$ 249.900,00, o comprador pode adquirir, à parte, um wall box para ser instalado na garagem de casa. Desta forma ele não depende dos equipamentos públicos para recarregar as baterias, que ainda são escassos no Brasil e pode deixar um proprietário de veículo elétrico na mão.

Afinal, não pode existir vergonha maior para um proprietário de carro elétrico ver o veículo ser rebocado por falta de …. energia!.

- PUBLICIDADE -