Coluna Livre com Hermano Henning

Uma rápida pesquisa no Google dá o significado de birra: Substantivo feminino. Ação de quem permanece ou continua insistentemente num mesmo comportamento, opinião, ideia, etc. Teimosia. Contrariar alguém por capricho…

Numa entrevista concedida à rádio Jovem Pan, ontem, o senador eleito pelo estado de Goiás, Kajuru, usou a palavra birra para definir o estado de espírito de seus colegas no Senado para não aprovar o projeto de reforma da Previdência. Segundo o jornalista/político, conhecido pela irreverência que o levou tantas vezes a prestar contas na Justiça, a birra foi provocada pelo ministro da economia Paulo Guedes ao ser ouvido na Comissão de Justiça do Senado.

Foi mal, comentou Kajuru. Guedes deu um “cala boca” na senadora Katia Abreu que ninguém engoliu. Depois ele, Kajuru, explicou, “não foi propriamente um ‘cala boca’, ele pediu pra que ela o deixasse falar…”

Reforma não passa

No meio de críticas e acusações pesadas ao ministro do Supremo Gilmar Mendes, de quem é notório desafeto, o senador de Goiás disse ter certeza de que a reforma da previdência enviada ao Congresso “não chegará nem ao Senado, pois não vai passar na Câmara”. Tanto senadores como deputados, independentemente de partidos, estão descontentes com o tratamento dado pelo Planalto, com a “arrogância” de Paulo Guedes e a falta de tato da equipe de Bolsonaro, quando não, do próprio presidente, com essa história de nova e velha política. Ponto de vista insistentemente enunciado pelo senador Kajuru. Ele próprio não se manifesta claramente, mas dá a entender que também está cheio de birra.

Agora, esta história de recusar a reforma da Previdência, único remédio disponível para salvar o país do buraco, por capricho e teimosia, é dura de engolir. Eles ficam com ela, a birra, e nós, brasileiros, com a conta.

Espalha Fatos

Foi ao ar ontem pela TV Guarulhos, canal 3 da Net, a edição inaugural do programa Espalha Fatos. O programa, comigo e o companheiro Sergio Lessa, será exibido diariamente ao meio dia com trinta minutos de notícias e comentários. Foi muito bom falar das coisas da cidade de uma maneira descompromissada e coloquial, sem o costumeiro engessamento do noticiário padrão que a gente se acostumou a acompanhar na TV. Lessa é jornalista experiente e muito bem informado sobre as atividades da política local. O programa, no entanto, não se compromete apenas com o ambiente político. Quer ir um pouco mais longe. Guarulhos pode contar conosco.