Coluna Livre com Hermano Henning

Gravamos um programa, eu e meu companheiro de bancada Nei Gonçalves Dias, com o prefeito de São Paulo Bruno Covas na terça-feira passada. Meia hora de conversa que deve ir ao ar na semana pós carnaval pela Rede Brasil de Televisão. Canal 10 na TV aberta e canal 13 na Net. Coincidiu de a gravação ser realizada na tarde de uma senhora tempestade que destruiu pelo menos quatrocentas árvores, deixou boa parte da cidade sem luz e sinais de trânsito desligados.

A conversa versou sobre os problemas da cidade e suas possíveis soluções: a questão da segurança dos viadutos, o futuro das marginais do Tietê e Pinheiros, conversamos sobre o carnaval e falamos também de Guarulhos.

Covas revelou que já esteve três vezes com o prefeito Guti. E lembrou a importância desses encontros para tratar das questões que envolvem as duas cidades. Elas são ligadas. Muita gente não sabe direito onde termina uma e começa a outra.

O esgoto

Uma das questões que incomoda o prefeito de São Paulo é a que envolve a poluição do Rio Tietê. É sabido que o município de Guarulhos com seus um milhão e quatrocentos mil habitantes despeja todo o seu esgoto sanitário, sem tratamento, no rio. O ex-interventor Jean Pierre de Moraes Barros quando governou a cidade nos anos setenta, já naquela época dizia que saindo de Guarulhos, o rio não corre… escorrega. Acontece que essa situação piorou muito. De lá pra cá a população pelo menos quadruplicou e o rio continua o mesmo. Menos rio e mais esgoto…

Covas reclama, desolado, que a Justiça, atendendo o Ministério Público, deu um prazo para o município de Guarulhos resolver o problema. Sabe quanto? Quarenta anos!

Investigação

Terminou com a abertura de uma sindicância pelo presidente do Legislativo o episódio da transferência dos jornalistas da TV Câmara para o Departamento de Cultura. A transferência foi desfeita mas deixou sequelas.

Futebol

A Rede TV deu banho na Globo na quarta-feira com a transmissão de Corinthians e Racing pela Copa Sul Americana. Enquanto a Globo mostrava Palmeiras e Ituano pelo Paulista, Cássio mais uma vez salvava o timão na disputa de pênaltis na Argentina. A Rede TV ganhou de todo mundo no Ibope. Não diria que o reinado global se encontra ameaçado, mas já é alguma coisa. Depois de tantos anos de hegemonia absoluta, um resultado como o de ontem tem significado importante. Viva o futebol!