Coluna Livre com Hermano Henning

Esse assunto de metrô em Guarulhos é velho, mas pra comentar aqui é sempre atual porque traz atrás dele várias sacanagens. Acho que, a principal é aquela que mostra a cara de pau dos políticos e suas promessas.

Tenho um amigo aqui de Guarulhos que não cansa de dizer que “todo político é mentiroso”. Completa afirmando que “uns mentem mais que os outros, mas basicamente, esta é uma característica da classe”. Não me arrisco a tanto, mas que há um pouco de verdade nisso não tem dúvida.

Isso aí me vem à lembrança porque essa história do metrô voltou.

Voltou com uma foto de gente de Guarulhos distribuída nas redes sociais, nos corredores do Palácio dos Bandeirantes, acompanhada de mais uma dessas promessas que estamos cansados de ouvir: O metrô vem aí!

Quem está garantindo desta vez é o governador João Doria.

Ele não aparece na foto, mas lá está um de seus assessores acompanhado dos políticos. Políticos de Guarulhos alinhados com Doria que esperam receber dele um bom empurrão na campanha para a eleição ano que vem. Os celulares da bolha receberam a propaganda pelo serviço de WhatsApp.

Mas, será que o apoio do governador é assim tão importante?

Não sei, mas a julgar pelas promessas não cumpridas, tenho minhas dúvidas. Em lugar do discurso, seria melhor ele aparecer com decisões, não é mesmo?

Quais?

Primeiro: Liberar rapidamente a ordem para este metrô ser iniciado. O povo de Guarulhos só vai acreditar nele se puder enxergar as máquinas funcionando.

Segundo: Resolver logo o problema do Rodoanel Norte que está com suas obras paradas e abandonadas. As invasões ali já começaram e, daqui a pouco vão se tornar irreversíveis.

Fora isso tem muito mais. A questão de fundo é lembrar que Guarulhos existe.

Guaru News

A manchete do jornal que antecedeu esta Folha Metropolitana nos anos 70 e 80 do século passado chamava atenção: “O Metrô para Guarulhos será Oficial em 20 Dias”. Foi na edição de uma sexta-feira, dia 12 de julho de 1.974. São 45 anos!

Vou além.

Ao lado de uma nota que chamava atenção para os acidentes na rodovia Presidente Dutra, com apenas duas vias, e a foto em preto e branco de um caminhão tombado com as rodas para o alto, o jornal então dirigido por Sylvio de Souza Pinheiro, festejava a boa nova:

— Em Brasília, o prefeito Miguel Colassuonno, em encontro mantido com o ministro Dirceu Nogueira, dos Transportes, anunciou que a Linha Norte do Metrô paulista deverá sair de acordo com os estudos que estão sendo feitos e a solução será em 20 dias.

Promessa velha, hein?