Cinema em 4D inova a forma de assistir filmes

Mayara Nascimento

O cinema em quarta dimensão, o 4D, é uma produção que combina o filme de três dimensões (altura, largura e profundidade), com efeitos físicos que ocorrem durante o filme. Em uma cena de vento, por exemplo, é possível senti-lo fisicamente. Em Guarulhos, o Cinépolis Parque Shopping Maia oferece o serviço em uma sala especial.

Uma forma de inovar o jeito clássico de ver filmes, o 4D atrai cada vez mais amantes da sétima arte. A sensação de estar imerso no filme é proporcionada por todas as formas físicas, como vento, sons mais altos em determinadas cenas de ação e cadeira em movimento para ambientar o espectador. Até mesmo em cenas de chuva, é possível sentir algumas gotículas de água caindo sob a cabeça de quem assiste.

As poltronas têm sistema eletrônico de movimentos, que permite simular quedas, trepidação e vibrações, além de aceleração e frenagem. Junto a isso, a sala possui instalações especiais nas paredes e poltronas, que geram até 20 efeitos de luzes, água, vento, aromas e névoa.

Os filmes mais procurados são os de ação, já que a imersão e as sensações são bem maiores. Os óculos dos filmes em 3D também são utilizados para dar profundidade visual às cenas. Mas até ele evoluiu, já que são objetos totalmente pretos, diferentes dos da década passada, onde uma lente de papel era vermelha e a outra azul.

Com tantos aplicativos e serviços de streaming disponíveis para assistir filmes em casa e até mesmo pelo celular, o cinema precisou se reinventar para continuar agradando seu público. E a tendência, com a evolução, é criar cada vez mais experiências únicas.

Imagem: Freepik