Cinco restaurantes para você se deliciar na Serra da Mantiqueira de São Paulo e Minas Gerais

Nem só de frio e belas paisagens vivem as cidades da Serra da Mantiqueira de São Paulo e Minas Gerais, muito procurada pelo clima agradável o ano todo, pela exuberante natureza e para as merecidas férias. A região também se destaca por sua variada e saborosa gastronomia.

Em comum, a maioria dos restaurantes valoriza os produtores locais na hora de comprar insumos e ingredientes que são utilizados em suas receitas, o que garante cardápios com diversas opções bem fresquinhas e saudáveis. Alguns deles têm até horta própria, que fornecem folhas e legumes para as saladas, por exemplo.

Aqui vão cinco dicas da Sabores da Montanha para você se deliciar quando subir a Serra da Mantiqueira:

BISTRÔ RCS VINHOS

Em São Bento do Sapucaí (SP), o Bistrô RCS Vinhos Finos é bastante procurado pelos amantes das massas artesanais e de uma boa carne. A casa criou um novo conceito para a gastronomia da Mantiqueira, com um menu à la carte focado em pratos produzidos na hora, com legumes e vegetais frescos da região, que podem ser saboreados no almoço e jantar.

Além das massas e carnes, o bistrô também tem em seu cardápio uma variedade de peixes encontrados na região, como a truta. São nove opções, que levam como acompanhamento, por exemplo, o nhoque, flor de bananeira, molho de maracujá, shitake e até molho de gorgonzola.

Fondues, porções, sucos, drinques, cervejas e vinhos completam o cardápio. Por falar em vinhos, degustar uma boa taça é uma experiência única, desde o momento que o líquido toca o paladar até a hora que seu sabor começa a ficar evidente. A sensação de prazer com certeza é indescritível.

Quando existe uma harmonização de vinhos com o alimento adequado, este momento pode ser ainda melhor. Pensando nisso, o sommelier da casa preparou uma diversificada carta de vinhos de regiões e tipos distintos, para que exista uma combinação perfeita com os pratos da casa.

DONNA PINHA

Na vizinha cidade de Santo Antônio do Pinhal (SP) está o badalado Donna Pinha, comandado pela prestigiada Chef Anouk Migotto. Com ambiente aconchegante em meio à mata e ao lado de um riacho, a casa oferece o verdadeiro sabor da culinária da montanha como uma experiência única e especial.

A chef valoriza os produtos da região da Serra da Mantiqueira durante suas safras, dando destaque para os pratos à base de truta e aos festivais sazonais. Trutas grelhadas e servidas com diversas opções, fondues, avestruz, cogumelos, carnes especiais, pratos vegetarianos e veganos, completam o cardápio. Vale a sugestão de experimentar a linguiça de truta servida na pedra, uma especialidade criada pela Chef.

Ao longo do ano, são realizados seis festivais que inspiram as receitas do cardápio e valorizam a produção local como pinhões, trutas, alcachofras, frutas vermelhas, cogumelos, diversas hortaliças e leguminosas cultivadas por pequenos produtores da região. “A nossa terra é rica e próspera, sou grata todos os dias de estar aqui”, diz a Chef.

O Restaurante Donna Pinha faz parte de diversas associações, entre elas, a Sabores da Montanha. Além disso, promove a reutilização de materiais, reciclagem, utilização de energia sustentável e fomenta a produção local, além do incentivo e valorização do pequeno agricultor. “Isto não deveria ser destaque e sim um hábito de todos”, diz Anouk.

O Restaurante este ano completa 18 anos de existência e de concretização de um ideal que começou como um sonho e hoje é referência em gastronomia de excelência.

VILLA DI PHOENIX MG 74

Os amantes da carne agora têm um bom motivo para comemorar. Campos do Jordão (SP) ganhou no último dia 23 de outubro uma proposta única e diferenciada que une gastronomia de primeira qualidade e a arte de preparar um bom churrasco.

O tradicional e badalado restaurante Villa di Phoenix, na cidade desde 1996, inaugurou sua filial Villa di Phoenix MG 74, um verdadeiro complexo gastronômico e de lazer, localizado no badalado bairro do Capivari.

O empreendimento possui área de 1.000m² rodeada por vegetação nativa da Mantiqueira, que proporcionará aos visitantes uma experiência inesquecível para degustar os cortes nobres da carne.

A área moldurada por araucárias centenárias está diante de um cenário que faz lembrar uma fazenda. O complexo tem um deck contemplativo com mesas dispostas estrategicamente na área externa para que os clientes possam degustar as opções do cardápio diante de um cenário cinematográfico. O mesmo visual também pode ser contemplado por quem estará nas mesas do ambiente interno.

O Villa di Phoenix MG 74 tem um projeto arquitetônico moderno, arrojado e ao mesmo tempo charmoso e aconchegante. Ele contemplará também um bar, adega, restaurante, brinquedoteca, uma boutique de carnes com cortes, molhos e acessórios exclusivos para levar para casa.

VILLA DI PHOENIX 

A Chef Rafaella Sandri comanda os fogões do primeiro restaurante Villa Di Phoenix de Campos do Jordão, localizado no burburinho do bairro Capivari. No cardápio diversas opções de carnes, peixes, aves, entradas, saladas, risotos e batatas recheadas. Para beber, rótulos de vodka premium, tequilas e drinks de inverno. 

Durante o dia a casa, que também é associada à Sabores da Montanha, trabalha com cardápio internacional, carta de vinhos de primeira linha e as marcas de cerveja de diversos países. À noite, o lugar se transforma em ponto de encontro para jovens em busca de diversão e música ao vivo.  

A casa conta com decoração que remete aos villagios italianos. Na parte externa, um deck de madeira com mesas cobertas costuma reunir um público mais jovem.  

FLOR DE ZUCCA

Inaugurado no último dia 27 de agosto, o Restaurante Flor de Zucca abriu as portas para oferecer mais uma opção gastronômica refinada em Gonçalves (MG). Comandada pela Chef Kátia Reis, sua cozinha tem inspiração italiana e utiliza ingredientes de alta qualidade da região da Serra da Mantiqueira.

Tanto que o carro-chefe da casa é um dos ícones da culinária italiana, o raviolli. O especial da casa, Raviolli de Zucca, promete ser um sucesso. A Tribuna foi recebida para um menu degustação exclusivo dias antes da abertura oficial e conferiu os sabores que, agora, fazem parte do cardápio.

O Raviolli de Zucca é produzido com massa fresca artesanal, recheada com purê de abóbora assada, especiarias, amêndoas, limão siciliano e queijo. Tudo muito saboroso, com temperos no ponto correto e ingredientes bem equilibrados. 

Outras delícias italianas também podem ser encontradas por lá, como o queridinho dos brasileiros, o filé à parmegiana, e o talharim ao ragu de fraldinha. 

SABORES DA MONTANHA

A Sabores da Montanha é uma plataforma de divulgação dos melhores e mais conceituados restaurantes, gastrobares, cafeterias, hamburguerias, pizzarias, sorveterias, chocolaterias, cervejarias e produtores artesanais de vinhos, queijos, doces e azeites da Serra da Mantiqueira paulista e mineira, nas mídias jornalísticas especializadas em Gastronomia, Culinária e Turismo de todo o País.

A associação gastronômica visa promover e fomentar o setor durante todo o ano, valorizar a gastronomia local e regional, além de criar ações para manter índices de frequência na baixa temporada, com a realização de ações, eventos e festivais, quando o momento permitir.

SERVIÇO | ASSOCIAÇÃO GASTRONÔMICA SABORES DA MONTANHA

BISTRÔ RCS VINHOS

Endereço: Praça Adhemar de Barros, 03 – Centro – São Bento do Sapucaí (SP)

Telefone: (12) 9-9663-3019

Informaçõeswww.rcsvinhosfinos.com.br

DONA PINHA

Endereço: Av. Antônio Joaquim de Oliveira, 647 – Centro – Santo Antônio do Pinhal (SP)

Telefone: (12) 3666-2669

Informaçõeswww.donnapinha.com.br

VILLA DI PHOENIX MG 74

Endereço: Av. Senador Roberto Simonsen, 249 – Capivari – Campos do Jordão (SP)

Informações: @villadiphoenixmg74

VILLA DI PHOENIX

Endereço: Rua Djalma Forjaz, 89 – Capivari – Campos do Jordão (SP)

Telefone: (12) 3663 7513

Informaçõeswww.villadiphoenix.com.br

FLOR DE ZUCCA

Endereço: Praça Monsenhor Dutra, 246, Gonçalves (MG)

Telefone: (35) 3495-0029

Instagram:: @flordezuccarestaurantemg

- PUBLICIDADE -