O CIESP Guarulhos recebeu, em setembro, representantes da Sabesp para buscar informações levantadas por industriais associados. As demandas eram, principalmente, sobre a qualidade das obras que vêm sendo executadas na região da Cidade Industrial Satélite, especialmente no entorno da Avenida Santos Dumont.
A entidade apresentou as dúvidas e pediu, entre outras coisas, um cronograma antecipado das obras em regiões industriais que afetem a logística dessas empresas, além de flexibilização nas negociações comerciais.
Segundo a Sabesp, as obras executadas na região referem-se à implantação da infraestrutura necessária para expansão do tratamento de esgoto na cidade, um incremento de 9%, reduzindo consideravelmente o volume descartado diretamente no Rio Tietê.
Tais obras têm o investimento de R$ 296 milhões, por meio do qual serão implantadas 50 km de redes coletoras, interceptores e várias estações elevatórias de esgotos, impactando diretamente cerca de 160 mil pessoas. Esta obra terá duração de aproximadamente 24 meses.
“A Sabesp se comprometeu em abrir um canal direto para informações e reclamações acerca da obra em questão. E que, a fim de minimizar transtornos, fará imediatamente um estudo, analisando com maior precisão as intervenções na região, elaborando novo cronograma na região de Cumbica e Pimentas, nos informando as previsões de futuras intervenções”, explicou o diretor titular do CIESP Guarulhos, Maurício Colin.
Ainda de acordo com a companhia estadual, o percentual atual de tratamento de esgoto é 21,4%, devendo chegar a 40% em 2025. Os representantes disseram, ainda, que departamento comercial da empresa está à disposição dos industriais para negociações e que estudará novos formatos de flexibilização para as contas.
“Foi ratificada pela Sabesp a importância da continuidade do canal de comunicação direto com nossa entidade. Havendo assuntos que exijam maior nível de detalhamento, foi acordada a realização de uma apresentação para nossos associados, sobre a evolução do saneamento em Guarulhos, a realizar-se em novembro, na nossa sede”, completou Colin.
Pela Sabesp participaram da reunião: Paulo Guinlem, Samuel Camargo, Aparecido Prado, Eude Bazoni, Carlos Eduardo Ito, Silvia Coimbra e Ricardo Geribello.