Ciesp Guarulhos comemora seus 35 Anos de fundação

Da Redação

O Ciesp Guarulhos, na sede de sua regional, realizou sua festa em comemoração aos 35 Anos da entidade na última quinta-feira (05).

O evento reuniu cerca de 180 convidados, dentre industriais, empresários, autoridades, amigos e imprensa. Para comemorar a data a entidade homenageou todos os 18 “Industriais do Ano” já premiados nas inúmeras edições da festa do Dia da Indústria e também concedeu o troféu “De Olho na Indústria”.

Composição da mesa

O palco da solenidade foi composto pelos anfitriões do Ciesp Guarulhos, o diretor titular, Maurício Colin; o 1º vice-diretor, Sérgio Matos; o 2º vice-diretor, Fabiano Falcone; também compôs a cerimônia o vice-presidente do Ciesp estadual, Antônio Carlos Koch; o 1º diretor financeiro do Ciesp estadual, Daniele Pestelli, representando o presidente do Ciesp, Ricardo Roriz; o prefeito de Guarulhos, Guti; o prefeito de Mairiporã, Antonio Aiacyda; o presidente da Câmara de Guarulhos, Eduardo; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mairiporã e diretor local do Ciesp na cidade, Annibale Tropi Somma e o representante do Ciesp Guarulhos em Santa Isabel, Dario Arantes..

A condução da solenidade foi realizada pelo cerimonialista Sidney Góes.

Abertura

A abertura da solenidade foi realizada pelo diretor titular do Ciesp Guarulhos, Maurício Colin, que cumprimentou os presentes e em seguida fez seu discurso de abertura. Colin falou sobre a criação do Ciesp Guarulhos, que foi fundado em 1983 para atender os anseios de representação dos industriais da época. Representação que só se fortaleceu nesse período.

Depois Colin citou grandes crises econômicas mundiais e nacionais, de como elas afetaram a indústria brasileira, mas enfatizou a luta desses industriais diante dessas dificuldades. “Somos heróis, somos diferenciados. Sabemos o que é enfrentar uma crise, porque esse é o momento da tomada de decisão que nos leva a mudança”.

Por conta dessa luta, que a Casa homenageou os 18 “Industriais do Ano” premiados pela entidade, como uma forma de reconhecimento a essa dedicação à causa industrial e à sociedade.

Homenagem

A primeira homenagem da noite foi dedicada a memória do industrial, Laudirley Ferreira Dourado, que faleceu em 11 de abril. Didi, como era conhecido pelos amigos e companheiros de trabalho, foi sócio fundador da Fesma. No Ciesp Guarulhos foi conselheiro, diretor de expansão social e depois representante local do Ciesp em Arujá. Função que exerceu com muita produtividade, dando grande representatividade ao Ciesp na cidade. Nesse período trabalhou muito pela construção do Centro de Treinamento do Senai em Arujá, onde são formados mais de mil jovens por ano. Atualmente, Didi era um dos diretores do Departamento de Micro, Pequena e Média Indústria da Fiesp (DEMPI).

Na homenagem Didi foi representando pela sua esposa, Ana Cristina Cseiman Dourado e pelos seus filhos: Rodrigo Cseiman Dourado, Maurício Cseiman Dourado e Leandro Cseiman. A família recebeu das mãos de Antônio Carlos Koch, uma placa de agradecimento e reconhecimento do seu trabalho dedicado à indústria regional e ao CIESP.

Empresas Amigas da Indústria

As empresas que patrocinam os principais eventos do ano do Ciesp Guarulhos, dentre eles o 35 anos da entidade, foram homenageadas com o troféu “Empresa Amiga da Indústria”, foram homenageadas doze empresas: 4 Truck, Croma Revestimento Técnicos, Cummins, Daicast, Damapel, Guarupass, Karina, Lepe, Maggion, Safe Care, Sicoob Cantareira e Unimed Guarulhos.

Homenagem aos Industriais do Ano

Em comemoração aos 35 Anos do Ciesp Guarulhos a diretoria da entidade homenageou os 18 “Industriais do Ano” premiados desde a criação da honraria em 1999, pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp Guarulhos, com o objetivo de homenagear a classe industrial de Guarulhos e região e estreitar o relacionamento da entidade com empresários e empresas locais. Os “Industriais do Ano” homenageados foram:

Victor Siaulys (Aché Laboratórios) “In memoriam” – Industrial do Ano de 2000
José Roberto Mendes da Silva (Bardella) – Industrial do Ano de 2001
Antonio Finardi (Ind Mec Giganardi) – Industrial do Ano de 2002
Luigi Bauducco (Bauducco) – Industrial do Ano de 2003
Luis Carlos Teodoro (Maxius) – Industrial do Ano de 2004
Carlos Roberto de Campos (CRW) – Industrial do Ano de 2005
Hagop Guerekmezian (Karina) – Industrial do Ano de 2006
Luiz Carlos Pela (Nautika) – Industrial do Ano de 2007
Wilson Veiga Arambul (Braspar) – Industrial do Ano de 2008
Antônio Carlos Koch (Lepe) – Industrial do Ano de 2009
Vanderley Nunes Bastos (Filtertek) – Industrial do Ano de 2010
Silvia Degani (Degani Vaduz) – Industrial do Ano de 2011
Loredana Glasser (Glasser) – Industrial do Ano de 2012
Daniele Pestelli (Fitas Metálicas) – Industrial do Ano de 2013
Rosmari Ghellery (Fibrasil Carrocerias) – Industrial do Ano de 2014
Laudirley Ferreira Dourado (Fesma) “In memoriam” – Industrial do Ano de 2015
José Araújo Júnior (Perfil Líder) – Industrial do Ano de 2016
Denilson Souza (Big Format) – Industrial do Ano de 2017

De Olho na Indústria

A última parte do evento foi a entrega do troféu “De Olho na Indústria”, que foi criado em 2001, pelo Núcleo de Jovens Empreendedores  do Ciesp Guarulhos, com o objetivo de reconhecer as indústrias da região que se destacam implementando formalmente as boas práticas de gestão, premiando aquela que mais se aproxima dos 100% destas boas práticas implementadas.

A cada ano o NJE escolhe um mote, e este ano contou com o apoio do Sebrae-SP de Guarulhos, na figura do seu gerente, Marcelo Paranzini, para a elaboração do tema e regras do prêmio.

Para 2018 as boas práticas de gestão foram verificadas quanto a sua implementação formal pela empresa por meio de um Diagnóstico Empresarial, o qual é baseado no Modelo de Excelência da Gestão® – Meg da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) adotado por inúmeras empresas. O Meg tem como base os 11 Fundamentos de Excelência da Gestão, que são conceitos reconhecidos mundialmente encontrados em empresas que já atingiram patamares de Excelência, ou que estão caminhando nessa direção.

O NJE validou o Diagnóstico Empresarial de três empresas que mais se destacaram neste mote: a Big Format, de Guarulhos; a Mega Glass e a Santo Cosmético Sensorial, ambas de Mairiporã.

A ganhadora do troféu “De Olho na Indústria” foi Mega Glass, fabricante de box, que foi representada pelo diretor, Kleiton Sultanum.

Kleiton recebeu o troféu das mãos das mãos do prefeito de Mairiporã, Antônio Aiacyda; do secretário de SDE de Mairiporã, Annibale Tropi Somma, do diretor titular, Maurício Colin, da coordenadora do NJE, Helena Raso e do gerente do Sebrae-SP em Guarulhos, Marcelo Paranzini.

Encerramento

O cerimonialista Sidney Góes agradeceu o apoio da NVA Escola de Música, que fez o som ao vivo da cerimônia. A Nube Estagiários e Aprendizes. O Sebrae-SP de Guarulhos. A Graber Segurança, responsável peça segurança do evento e a Centurion, locadora de carros.

Depois Maurício Colin fez o encerramento formal da cerimônia, agradecendo Dr. Antônio Roberto Marchiori, ex-diretor da entidade; Sérgio Matos e Fabiano Falcone, 1º e 2º vice-diretores e Rosmari Ghellery, 1ª conselheira; que o substituíram entre o fim de2017 e começo de 2018, quando ficou afastado da entidade.

Depois a noite seguiu para o coquetel de comemoração.

Fotos: Mariana Lima – Digital TV