Cidade registra quase dois mil casos de dengue neste ano

Mayara Nascimento

A cidade já registra 1.996 casos de dengue, representando um aumento de 27% desde a última semana, quando 1.574 casos foram contabilizados. Até o momento não foi registrado nenhum óbito. No mesmo período do ano passado os números apontaram apenas 59 registros.

No Estado de São Paulo já foram registrados 232.183 casos de contaminação pelo mosquito Aedes aegypti.

Apesar de a dengue ser mais associada ao verão, o cuidado deve ser constante, inclusive em estações mais frias como o outono. Pesquisas apontam que o mosquito sofre alterações e pode mudar tanto de tamanho como o formato da asa de acordo com as diferentes estações do ano.

O apoio da população é fundamental para evitar focos de transmissão da dengue, pois cerca de 80% dos criadouros estão em residências. Assim, armazenar água de forma incorreta, deixar a caixa d’água destampada ou esquecer recipiente no quintal são os principais motivos que fazem das casas os principais criadouros do Aedes aegypti, que prefere água parada e limpa. As denúncias sobre focos do mosquito na cidade podem ser formalizadas na Rede Fácil de atendimento ao cidadão, seja presencialmente, ou pela internet: www.guarulhos.sp.gov.br.

Imagem: Lucy Tamborino