Mayara Nascimento
Do dia 01 de janeiro até o dia 02 de maio, a Secretaria de Saúde contabilizou 1.015 casos de dengue na cidade, sendo mais de oito diagnósticos por dia. Guarulhos acompanhou a tendência nacional de aumento de registros e está em alerta desde dezembro do ano passado para doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti – incluindo dengue, zika e chikungunya.
Os bairros de Cidade Seródio, Haroldo Veloso, especialmente no Jardim Lenize, concentram 35% dos casos com um total de 351. Por isso, essas regiões receberão uma força-tarefa com cerca de 50 profissionais de saúde neste sábado (04), das 9h às 14h, no Terminal de Ônibus São João e nas principais ruas dos bairros.
A ideia é chamar atenção para o problema e sensibilizar a população para que abrace a luta contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, uma vez que a maior parte dos criadouros do mosquito está dentro das residências. Com carro de som, panfletos, faixas e cartazes, os agentes de Saúde abordarão transeuntes, visitarão residências e comércios, levando orientações à população.
Até uma exposição com todas as fases de desenvolvimento do Aedes aegypti: desde a larva, o casulo (forma intermediária do inseto, entre a larva e a fase adulta) e o mosquito adulto ficará à disposição do público no Terminal São João, neste período. A observação poderá ser feita por meio de lupa, com a ajuda dos profissionais de saúde.
Imagem: Portal Brasil