Cerimônia marca a reabertura dos Centros de Incentivo à Leitura

Da Redação

A Prefeitura de Guarulhos realizou nesta manhã a cerimônia que marcou a reabertura dos Centros de Incentivo à Leitura (CILs), que passam a funcionar sob a coordenação de professores readaptados. Atualmente, a prefeitura mantém 21 espaços destinados à literatura e, até o final deste mês, mais três CILs serão entregues à cidade com a conclusão das obras dos CEUs Bonsucesso, Continental e Itapegica.

Para o secretário de Educação, Paulo Matheus, a iniciativa da Escola 360 em aliar a reabertura dos CILs à inclusão dos professores readaptados confirma o empenho da atual administração em valorizar seus profissionais. O secretário aproveitou a oportunidade para anunciar a realização de concurso público para bibliotecários e outras carreiras da área de educação. “Estamos fazendo todo o esforço para que os editais sejam publicados no menor tempo possível”, observou Matheus, consciente da importância dos educadores na busca de índices cada vez melhores no ensino.

A Escola 360 mantém um acervo literário com 72 mil livros catalogados que atende mais de quatro mil crianças, disseminando o gosto pela leitura pela cidade. “Ao investir em espaços como esses, Guarulhos demonstra que está no caminho certo. Nossa meta para o próximo ano é avançar ainda mais, expandindo os CILs para várias regiões do município.

O secretário de Cultura, Vitor Souza, ressaltou que uma das prioridades da prefeitura é garantir espaço permanente de acesso ao livro e à leitura. “Ações como a entrega dos Centros de Incentivo à Leitura, o programa Agentes de Leitura e o diálogo permanente com os autores locais da Academia Guarulhense de Letras (AGL) e demais escritores da cidade se complementam e reforçam as práticas de valorização da literatura em todas as regiões do município”.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos