Cerca de 100 pessoas já visitaram o arquivo histórico neste ano

- PUBLICIDADE - Anuncie

Lucy Tamborino

Ocupando uma área no Adamastor Centro, no bairro do Macedo, o Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos recebeu até o mês passado 95 visitantes. Todo o material fica disponível para que os interessados possam fazer pesquisas e trabalhos escolares, científicos ou acadêmicos. Com entrada gratuita, o local fica sempre aberto de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h.

Há mapas, desenhos técnicos, plantas, atas da Câmara, e de arquivos sobre os ex-prefeitos. Muitos documentos que somam ao acervo são fruto de doações de arquivos pessoais.  A secretaria de Cultura também recebeu a doação de cerca de 600 encadernações da Folha Metropolitana, nas quais constam mais de sete mil edições diárias.

De acordo com a responsável pelo espaço, a arquivista Araci Borges, a cultura, história e memória são elementos construtores da identidade da cidade, ajudando a eternizar momentos, fatos e notícias. “Muitas pessoas que nasceram na cidade ou que vieram morar aqui têm interesse nesse acervo por puro deleite intelectual, pois vivenciaram muitos dos fatos históricos que aqui estão”, explicou.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -