Da Redação
A Secretaria do Trabalho realizou nesta terça-feira a formatura de cerca de 300 alunos dos cursos do Centro de Treinamento e Mão de Obra, oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Guarulhos. Esta é a terceira turma a se formar no ano de 2018.
Os certificados foram entregues aos alunos pela secretária do Trabalho, Telma Cardia, pela coordenadora geral do Centro de Inclusão Digital e Aprendizagem Profissional (Cidap), Clara Ohtsuki, e do coordenador do Instituto Paula Souza, Wagner Aparecido Pereira.
Telma Cardia reafirmou a necessidade de se estar preparado para enfrentar o mercado de trabalho e o quão importante é esta conquista para os alunos que receberam o certificado. “O melhor que nós podemos fazer é qualificar vocês. Nós só podemos encaminhar vocês, depois de qualificados. Nossa maior conquista é ver que vocês saem daqui com um aprendizado. O conhecimento ninguém rouba” disse.
Renato Eduardo Ferreira, de 47 anos, formando do curso de Colorista Industrial, está abrindo a sua própria empresa de estamparia graças aos aprendizados obtidos no curso. “Eu estava desempregado há dois anos e meio, por causa da idade estava mais difícil. Depois das aulas eu tive a chance de levantar a minha própria firma. É uma ótima oportunidade para quem está desempregado e precisa se recolocar no mercado de trabalho. Eu indicaria os cursos com certeza”, elogiou.
Os alunos receberam os certificados pelos cursos de Antenista, Auxiliar de Almoxarifado, Boas Práticas na Fabricação de Produtos Farmacêuticos e Cosméticos, Carpinteiro e Telhadista, Colorista Industrial, Estética e Imagem Pessoal, Instalador de Monitoramento, Marketing e Vendas, Montagem e Manutenção de Computadores, Operador de Injetora, Operador de Rastreamento, Porteiro, Web Designer, Robótica, Controle de Medidas e Eletricista Instalador (Certificado pelo SENAI). Todos os cursos contêm em sua grade curricular inglês e marketing pessoal.
O evento também foi marcado por uma apresentação teatral idealizada pelos alunos do curso de Marketing e Vendas sobre entrevistas de emprego, focando em como o comportamento, vestimentas e preparação em geral são aspectos importantes para conseguir uma colocação no mercado de trabalho.
CTMO
Os cursos do CTMO são oferecidos gratuitamente pela Secretaria Municipal do Trabalho. Além das aulas teóricas e práticas, são oferecidas aos alunos visitas em feiras, exposições, centros, entre outras atividades.
Os cursos duram em média dois meses e entre os requisitos o candidato deve ter no mínimo 16 anos de idade e ser morador de Guarulhos. Especificamente para o curso de Eletricista se exige a idade mínima de 18 anos. As turmas são distribuídas nos horários da manhã, das 8h às 12h, e da tarde, das 13h às 17h.