Centenas de bolivianos residentes em Guarulhos são atendidos no CEU Ponte Alta

Assunto: Consulado Móvel Local: Consulado Móvel Data: 25.01.2018 Foto: Fabio Nunes Teixeira

Da Redação

Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Guarulhos e o Consulado da Bolívia possibilitou atendimento móvel especializado para mais de 500 bolivianos residentes na cidade, durante evento que ocorreu no último sábado (28), no CEU Ponte Alta.

O projeto promoveu a emissão de diversos certificados de registro civil, como nascimento, matrimônio, morte, registro de dupla nacionalidade, certificados de antecedentes criminais, aconselhamento sobre procedimentos de imigração, conselho de ações consulares, passaportes e documento de controle de entrada e saída de carros de turistas.

“Quero agradecer, em nome do Consulado e de todo o meu país, as autoridades da Prefeitura de Guarulhos por nos fornecer este espaço e dar atenção a nós, bolivianos”, afirmou o Cônsul Geral da Bolívia em São Paulo, Jorge Ledezma. 

O CEU Ponte Alta foi escolhido por estar em uma região que abriga grande concentração de bolivianos em Guarulhos e, pensando nisso, Ledezma salientou a importância de levar os serviços para perto da população. “A ação é essencial para a coletividade, pois vive na Bolívia pessoas de condições muito humildes, do campo, portanto, não estão acostumadas a caminhar em cidades grandes. Sendo assim, sempre tomamos a decisão de sair da sede central para que coloquemos em prática todos os trâmites documentais necessários”, ressaltou o Cônsul.

A diretora de Relações Federativas e Internacionais da PMG, Marianne Antunes, enalteceu a colaboração das equipes para possibilitar aos imigrantes o acesso à cidadania mediante serviços públicos. “O evento foi um sucesso. Ficamos muito felizes com a participação da comunidade e pela oportunidade que tivemos de esclarecer aos imigrantes os direitos que possuem”, comemorou Marianne.

Além disso, a Subsecretaria de Igualdade Racial realizou um trabalho de orientação, em quatro línguas, no qual dispôs de um folheto informativo com explicações sucintas sobre condições de trabalho, saúde, assistência social, educação e segurança ao imigrante.

 Imagens: Divulgação/ PMG