Cavalaria bruta!

Por Guilherme Derrico

O conceito “Controle Total” guiou o projeto de todas as Fireblades desde sua concepção. Tal filosofia, simples, mas considerada genial pela marca japonesa, deu origem às superesportivas da categoria Superbike, resultando em motocicletas capazes de conciliar potência com maneabilidade em doses certas. A motocicleta foi 100% renovada em 2017, ano de seu 25º aniversário, porém manteve intocado seu DNA. A versão mais sofisticada, a SP “Sport Package”, será oferecida esse ano em versão comemorativa, exclusiva e numerada, limitadas a apenas 25 exemplares para o mercado brasileiro. São verdadeiras “monstras”, que apresentam muita qualidade e performance dentro do seu segmento.

A CBR1000RR Fireblade na versão SP exalta um aspecto marcante: a relação peso/potência, que na prática resulta em maneabilidade, aceleração e comportamento dócil seja nas curvas ou nas acelerações. “Nenhuma outra Fireblade conseguiu ser tão eficiente quanto esta nova safra comemorativa dos 25 anos, que na versão SP tem peso reduzido em 15 kg face a versão ABS, com o tetraciliíndro de potência elevada em 11cv, alcançando a brutal cifra de 192 cv a 13 mil rpm e exatos 998 cm³”, diz Alexandre Cury, Diretor Comercial da Honda Motocicletas.

Controle na mão
Para gerenciar tal cavalaria, a Honda afinou a eletrônica da Fireblade através do RMSS – Riding Mode Selectable System, que permite ao piloto escolher vários modos adequados às condições de uso e suas necessidades específicas. Através da unidade de medição inercial IMU (Inertial Measurement Unit) ocorre a análise em tempo real com leitura em cinco eixos (três de aceleração e dois de velocidade angular), determinando, assim, a ação do controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control System) em 9 níveis e a gestão exata da derrapagem da roda traseira sob a ação do acelerador eletrônico TBW – Throttle-By-Wire.

Importada do Japão, a nova CBR1000RR Fireblade versão 2017 estará disponível ao mercado brasileiro em toda rede Dream, em duas versões exclusivas: CBR1000RR Fireblade ABS e CBR1000RR Fireblade SP, nas cores vermelha (CBR1000RR Fireblade ABS); ou a versão nas cores da HRC em vermelho, preto e branco (SP). Os preços públicos sugeridos serão de R$ 69.990,00 e R$ 79.990,00, respectivamente. A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem e durante esse período a máquina possui o “Honda Assistance”, com assistência 24 horas.

Foto: Divulgação