Casos de estupro aumentam 71% na cidade

Rômulo Magalhães

Guarulhos apresentou alta de 71,4% no número de casos de estupro em fevereiro, com relação ao mês anterior. Segundo dados estatísticos da Secretaria da Segurança Pública do Estado, 12 pessoas foram vítimas do crime no mês passado contra sete em janeiro. Com relação a fevereiro de 2017, os casos aumentaram em 33%.

Segundo as estatísticas divulgadas pela pasta, no total do ano passado, 114 boletins de ocorrência foram registrados por estupro.

Nos dados que inclui estupro de vulnerável (quando o agente tenha conjunção carnal ou pratica qualquer ato libidinoso com pessoa menor de 14 anos) o percentual aumenta quando se comparado ao mesmo mês do ano passado. Em fevereiro de 2018, houve 21 casos e em fevereiro do ano passado, 12. Um aumento de 75%.

As delegacias que concentram mais casos de estupro em Guarulhos foram o 4º DP (Parque Alvorada), 7º DP (Jardim Cumbica) e 9º DP (Jardim São Domingo).

Roubo de carga e furto de veículos também apresentam crescimento
De acordo com as estatísticas, o roube de veículo também apresentou crescimento neste primeiro bimestre. Em janeiro foram registradas 35 ocorrências contra 46 no mês passado. Outro índice que teve uma alta considerável foi o furto de veículos saindo de 226 em janeiro para 293 em fevereiro. Lesão corporal culposa por acidente de trânsito também registrou alta de 74 para 94.

Já nos demais índices a maior parte apresentaram queda. Homicídio doloso saiu de 10 para um; tentativa de homicídio de cinco para dois; lesão corporal dolosa de 232 para 206; roubos de veículos de 162 para 148; e furto de 799 para 781. Já o homicídio culposo por acidente de trânsito se manteve em oito casos nos dois meses.

Foto: Divulgação