Carnaval em Guarulhos destaca iniciativas de conscientização e solidariedade

Durante as festividades do Carnaval 2018, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Assuntos Difusos, promove campanha de combate à homofobia e transfobia. A iniciativa, que acontece durante os desfiles dos blocos de rua da cidade, objetiva distribuir material informativo aos foliões sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e preservativos masculinos e femininos, além de lacinhos coloridos para conscientização e flyers indicando onde há serviços de saúde.

Outra iniciativa bastante interessante que acontece no período de Carnaval são as campanhas realizadas pela Uniblocos, uma associação cultural guarulhense sem fins lucrativos, que reúne um total de 13 blocos de rua.

Durante o período carnavalesco, os grupos costumam trocar o abadá do bloco por alimentos que serão distribuídos em inúmeras entidades beneficentes do município. Ao longo do ano, a Uniblocos também realiza outras ações sociais, como campanhas de arrecadação de brinquedos, alimentos e campanha do agasalho.

Este ano, os blocos têm meta de arrecadar duas toneladas de alimentos. Nesse total somam-se os números de mantimentos já arrecadados pelo Bloco Unidos dos Meus Ovos, que há poucos dias trocou os abadas do grupo por alimentos e arrecadou mais de 700 quilos.

Mais organizados e conscientes dos benefícios do agrupamento em blocos, os participantes conseguem idealizar eventos programados e colaborar com as iniciativas de seus parceiros. “O associados fazem questão de participar das ações sociais uns dos outros, colaborando com a festa da melhor forma possível”, observa Ricardo Sá, diretor da Uniblocos e músico do Bloco dos Fanfarrões.

Programação dos blocos
Unidos dos Meus Ovos
Sábado (17), às 12h
Trajeto: Saída; Rua Raimundo Almeida de Araújo com a Viela Camboriú, Rua Antônio Artoni, Rua dos Guedes, Rua Luís Silvestri, Rua José Lourenço Neves, Rua Raimundo de Almeida Araújo

Bloco do Bem Dito
Domingo (18), das 10h às 22h, saída com o trio às 15h30
Trajeto: Rua Águas Limpas, Rua Carlos Korkischko, Rua Padre Cláudio Arenal, Rua Fonte Boa, Rua Aporé, retornando pela Rua Carlos Korkischko

Bloco dos Fanfarrões
Sábado (24), às 12h
Local de concentração: Bar do Amarelinho

Foto: Divulgação