Campos do Jordão sedia abertura do 49° Festival de Inverno

O Governador do Estado de São Paulo, Márcio França, participa da abertura do Festival de Campos do Jordão.Local: Campos do Jordão/SP Data: 30/06/2018 Foto: Governo do Estado de São Paulo.

Da Redação

Começou na noite deste sábado (30) um dos eventos mais aguardados do ano, o Festival de Inverno de Campos do Jordão. Com presença do governador Márcio França e da primeira dama, professora Lúcia França, a abertura oficial da 49ª edição do festival aconteceu no Auditório Claudio Santoro com apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp.

Sob a regência de sua diretora musical e regente titular, Marin Alsop, o programa abriu com Don Juan, Op.20, de Richard Strauss, e seguiu com duas obras emblemáticas do impressionismo francês: Clair de Lune, de Claude Debussy (orquestração de André Caplet), e Daphnis et Chloé: Suíte nº 2, de Maurice Ravel.

“Campos do Jordão, nesta época, se transforma na capital brasileira da música, com festivais, músicas, concertos, tudo muito lindo. Hoje a Osesp se apresentou, foi um espetáculo fabuloso, e anunciamos aqui uma conquista importante para Campos do Jordão, Franca e Iguape, escolas técnicas de música. Em todas essas cidades, serão mais de 4 mil vagas para cursos técnicos de música. E fico muito contente de prestigiar tanto o festival, como a música, a cultura e a arte”, disse o governador na ocasião.

Até o dia 29 de julho, o maior festival de música clássica da América Latina oferece uma extensa programação de concertos para todos os gostos e plateias. Grandes obras do repertório sinfônico e camerístico, recitais solo e música coral estão entre as atrações imperdíveis desse evento, que já é um clássico das férias de inverno de São Paulo.

Serão 90 concertos, sendo 68 gratuitos, que acontecem tanto nos palcos de Campos do Jordão (Auditório Claudio Santoro, Praça do Capivari, Capela do Palácio e Igreja de Santa Terezinha), como da capital paulista (Sala São Paulo e Sala do Coro), reunindo prestigiados artistas nacionais e internacionais, entre solistas convidados, grupos de câmara em diversas formações, e orquestras de São Paulo e de outros estados.

No próximo sábado (07), às 20h30, Auditório Claudio Santoro, a Osesp, regida mais uma vez por Marin Alsop, faz outro concerto, dessa vez com a participação dos bolsistas mais bem classificados dessa edição, tocando duas obras de fôlego: a Sinfonia nº 2 – Dos Orixás: Suíte, de Almeida Prado (org. Carlos Eduardo Moreno) e a Sinfonia Alpina, Op.64, de Richard Strauss.

Imagem: Governo do Estado de São Paulo