Campanha de vacinação para cães e gatos começa dia 1° de agosto

Pedro Lacerda

A raiva é uma das patologias mais comuns entre cães e gatos e requer que sua proliferação seja extirpada, por isso a Secretaria Municipal de Saúde dará início no próximo dia 1º de agosto a campanha de vacinação. No último ano, a secretaria teve como meta atender 180 mil cães e gatos.

Devem ser vacinados contra a raiva todos os cachorros e gatos acima de três meses de idade, inclusive fêmeas em período de gestação e amamentação. A raiva não tem cura e leva à morte. Somente a vacina pode proteger os animais contra a doença e, consequentemente, o homem, já que o vírus pode ser transmitido às pessoas pela saliva contaminada. A vacina é totalmente gratuita e não tem contraindicação.

Todo material utilizado é estéril, descartável e de uso único. Contudo, em caso de reação alérgica ou surgimento de qualquer sintoma, a pessoa deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses.

A Secretaria de Saúde ressalta que é importante que o animal seja conduzido até o posto de vacinação por um adulto, com coleira e guia, e que permaneça no local apenas o tempo necessário para que a vacina seja devidamente aplicada. Os animais que apresentam algum tipo de agressividade devem ser conduzidos aos postos de vacinação com algum tipo de focinheira, a fim de evitar incidentes.

Imagem: Fábio Nunes Teixeira