Evento promovido pelas Câmaras Temáticas do Legislativo contou com a psicóloga Alessandra Ribeiro, especialista em Terapia Familiar pela Unifesp
O Setembro Amarelo é uma campanha que estimula ações voltadas à conscientização e prevenção ao suicídio. Por conta disso, as Câmaras Temáticas de Pesquisas e Proposições (CTPP) da Câmara de Guarulhos promoveu, na tarde desta quinta-feira, 22, uma palestra sobre o assunto. O tema do evento foi “Compreendendo o suicídio” e ficou a cargo de Alessandra Cássia Ribeiro, especialista em Terapia Familiar Sistêmica e em Terapia Comunitária Integrativa pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Para ilustrar sua apresentação, Alessandra se amparou em alguns números alarmantes. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada ano cerca de 700 mil pessoas morrem por suicídio. No Brasil, essa é a 4ª maior causa de mortes de jovens entre 15 e 29 anos.
“É um problema de grande relevância social, pois acomete muitas pessoas, muitas famílias”, comentou a especialista. “Mas há meios de controle, com trabalhos de prevenção e tratamentos efetivos. Se conseguirmos acolher as pessoas em conflito a tempo, podemos prevenir”, acrescentou.
Entre os sinais que indicam que a pessoa pode ser levada ao suicídio, estão tristeza, desesperança, choros desmotivados, depressão, falta de motivação, de apetite, agressividade e uso de substâncias psicoativas. “Aí entramos nos fatores de risco, como baixa tolerância às frustrações, bullying, traumas de reações afetivas, abusos físicos e conflitos em decorrência de orientação sexual”, explicou Alessandra.
Ao final, a especialista relacionou algumas estratégias de prevenção desse problema. Por exemplo, melhor atendimento nas redes de atenção à saúde ações de prevenção da saúde mental, programas antibullying, orientação sobre psicoatenção aos professores, promoção de encontros entre profissionais da área da saúde e alunos, elaboração de cartilhas sobre o assunto e acesso aos Centros de Valorização da Vida (CVV).
Segundo Devanildo Damião, coordenador de projetos estratégicos do Legislativo, esse é um tema importante em saúde pública e as Câmaras Temáticas não poderiam deixar passar a oportunidade de discutir. “Os casos de suicídio têm aumentado e nada melhor que ter uma especialista no assunto para nos apresentar uma visão do problema e meios de prevenir e tratar”, comentou.
Para acessar a galeria de fotos da palestra, acesse este link: https://www.guarulhos.sp.leg.br/galeria/institucionais/ctpp-palestra-suicidio-22-09.2022.