Câmara deve deliberar projeto que propõe pré-natal masculino

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

A Câmara deve deliberar hoje um projeto de lei que prevê o pré-natal masculino. A proposta pretende sensibilizar, capacitar e atualizar os profissionais e usuários para aumentar a participação dos homens no acompanhamento e exames pré-natais da rede pública e privada de saúde, buscando a paternidade responsável, presente e cuidadora. O texto é de autoria do vereador Edmilson Souza (PT).

“O que temos visto é uma opinião consolidada na sociedade de que é tarefa exclusiva da mãe realizar os exames, muitas vezes sem nenhum tipo de acompanhante. Pretendemos, com a propositura, iniciar um processo de mudança de comportamento em relação à necessidade do exercício da paternidade responsável”, defendeu Souza, em sua justificativa.

Entre as ações propostas estão também facilitar e estimular o acesso do homem às ações e serviços de saúde; realizar trabalhos educativos para integração do trinômio: pai ou parceiro, mãe e filho; além de buscar promover a paternidade afetiva com impacto importante no desenvolvimento físico, emocional e social dos filhos. Ainda é apontado como objetivo a maior aderência ao tratamento da sífilis e do HIV para redução de transmissão para o bebê pela não aderência dos parceiros ao tratamento; e o desenvolvimento de um trabalho educativo no pós-parto imediato, junto às mães e aos pais e/ou parceiro, visando o estímulo ao aleitamento materno, à imunização e à dosagem do “teste do pesinho”, dentre outros.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -