Câmara de Guarulhos apoia campanha Novembro Azul

A Câmara Municipal de Guarulhos apoia a campanha Novembro Azul, que tem como objetivo ampliar a conscientização da população sobre a saúde masculina. Neste mês, diversas organizações e entidades promovem ações para estimular o cuidado dos homens com sua própria saúde e a realização de exames para prevenção e diagnóstico precoce de doenças. O principal foco é o enfrentamento ao câncer de próstata, uma das principais causas de morte de homens no Brasil.

O câncer de próstata demora a gerar sintomas perceptíveis – cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada quando os pacientes passam a apresentar sinais como dor óssea, dores ao urinar e presença de sangue na urina. Por isso, a melhor forma de garantir o diagnóstico precoce e a possível cura é consultando regularmente seu urologista a partir dos 50 anos (ou 45 anos, caso o paciente tenha outros fatores de risco) e realizando todos os exames solicitados por ele, como o exame do toque retal e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Mais informações sobre a campanha e sobre o câncer de próstata podem ser obtidos no site do Ministério da Saúde.

Uma placa alusiva à campanha foi instalada na entrada da Câmara como forma de ampliar a divulgação, a exemplo do que havia sido realizado no último mês em apoio à campanha Outubro Rosa, que estimula a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.