- PUBLICIDADE -

Dois Decretos Legislativos que conferem Títulos de Cidadão Guarulhense ao juiz federal Ali Mazloum e ao empresário Hagop Guerekmezian também foram aprovados

A Câmara de Guarulhos aprovou o relatório final elaborado pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) constituída para apurar as compras destinadas ao enfrentamento do Coronavírus e vacinas pela Prefeitura. O documento será encaminhado à Prefeitura, para conhecimento, e será arquivado posteriormente. As contas da Prefeitura relativas ao exercício financeiro de 2020 foram aprovadas com 24 votos favoráveis, seis contrários e uma abstenção.

Os vereadores da Oposição se revezaram na tribuna criticando o texto apresentado pela CEI do Coronavírus. Em determinado trecho, o relator cita “reuniões poucas e curtas, que não teriam contribuído para o desenrolar das investigações”. A relatoria da CEI ficou a cargo do vereador Geleia Protetor (PSDB). Apesar das críticas, a Base do Governo Guti aprovou o relatório sem dificuldade.

O vereador Welliton Bezerra (PRTB), que passou a utilizar Maio Laranja como sobrenome em alusão ao mês de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, presidiu a CEI e justificou a produção do documento pelo fato de, segundo ele, a investigação ter sido instaurada no período “mais conturbado da Câmara”. “É necessário expor todas as fragilidades que essa Comissão viveu. Tivemos poucos dias para trabalhar e ainda pedimos prorrogação”, disse.

Foram aprovados em segunda discussão dois projetos da Prefeitura: PL 2904/2022 “Institui a Política Municipal de Desenvolvimento de Pessoas – PMDP da Secretaria da Saúde do Município de Guarulhos” e PL 796/2023 “Altera a Lei n° 7.379, de 20/05/2015, no que concerne ao uso de símbolos oficiais do município de Guarulhos”. Ambos serão encaminhados à sanção do prefeito.

Os vereadores também aprovaram dois Decretos Legislativos de concessão de Título Honorífico de Cidadão Guarulhense para o empresário Hagop Guerekmezian, fundador da Karina Plásticos, de autoria do vereador Jorginho Mota (AGIR); e para o desembargador Federal Ali Mazloum, do Tribunal Regional Federal, de autoria do vereador e presidente da Casa, Ticiano Americano (Cidadania). Sete projetos de lei de autoria parlamentar passaram pelo primeiro turno de votação e retornam na próxima sessão.

GRANDE EXPEDIENTE

No Grande Expediente foram deliberados 34 requerimentos de informação por meio dos quais a Prefeitura é questionada sobre assuntos variados, entre os quais a retirada da linha de ônibus 411 (Inocoop-Centro); sobre o quadro médico com nome, a especialidade e a jornada de trabalho dos profissionais médicos que atuam no HMCA (Hospital Municipal da Criança e Adolescente), além de esclarecimentos sobre vagas em creches específicas, entre outros temas.

- PUBLICIDADE -