Câmara aprova que Cultura e Esportes retomem status de secretaria

Câmara Municipal de Guarulhos. Jornal Folha Metropolitana

Da Redação

Os vereadores aprovaram ontem, em sessões extraordinárias, a separação das secretarias de Educação, Cultura e de Esportes e Lazer. No ano passado, o prefeito Guti promoveu a junção das pastas originando a Secel, com o objetivo de reduzir os gastos da máquina pública.

No entanto, segundo a prefeitura, a separação delas agora visa atender reivindicações das áreas de cultura e esportes que solicitaram secretarias direcionadas especificamente às áreas. Um exemplo disso, é que o Conservatório Municipal, até então de responsabilidade da Educação, será novamente incorporado a Cultura.

Além destas, o PL também adequou a estrutura organizacional e o quadro de servidores de outras secretarias como Desenvolvimento Urbano, Saúde, Fazenda, Habitação, Meio Ambiente, entre outras.

Outra mudança aprovada pelos parlamentares diz respeito ao nome da Secretaria de Assuntos Difusos que agora passa a ser de Direitos Humanos. A alteração permitia que Guarulhos tenha facilidade em obter recursos estaduais e federais.

Imagem: Pedro Lacerda