Câmara aprova PL que proíbe fogos de artifício com ruído

19a. Sessão Ord. - 17.04.2018 - Nico Rodrigues
- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

Seguindo a tendência da capital,que fará a primeira festa de réveillon na avenida Paulista com queima de fogos silenciosa, a Câmara Municipal aprovou ontem o projeto de lei proíbe a prática na cidade.

A proposta, de autoria do vereador Eduardo Carneiro (PSB), proíbe queimar fogos de artifício que causem poluição sonora, como estouros e estampidos, bombas, busca-pés, morteiros ou outros fogos perigosos, em logradouros públicos, em recintos fechados e ambientes abertos, bem como em áreas públicas e locais privados. O texto abre uma exceção para os fogos de artifício luminosos, sem estouros ou estampidos,que causem, tão somente, efeitos visuais.

“É um dia muito especial para acidade e para todos aqueles que defendem a causa animal e também outras situações como pacientes com autismo, crianças recém-nascidas, idosos, entre outros. Agora espero a sanção do prefeito Guti para que no final deste ano já não tenhamos mais fogos de artifício com barulho na nossa cidade”, destacou Carneiro.

Segundo o vereador, o PL tem por finalidade “proteger e garantir o bem-estar da população em geral, em especial dos idosos, doentes, crianças e animais domésticos, prejudicados pela poluição sonora causada pelo uso indevido de fogos de artifício”. Como justificativa ele ressalta, ainda, que a“aprovação da propositura irá minimizar mortes de animais e acidentes, e também beneficiar, por exemplo, crianças autistas que ficam agitadas com o barulho e idosos que sofrem de mal de Alzheimer”. O PL segue agora para a sanção do prefeito Guti.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -