BYD eleva carros chineses a outro patamar ao lançar o TAN EV, um SUV elétrico que deixa Porsche no ‘chinelo’

Fotos: Jéssica Aquino
- PUBLICIDADE - Anuncie

Reginaldo Pupo

Esqueça tudo o que você viu ou já ouviu falar (de ruim) sobre os carros chineses que circulam no Brasil. Ao lançar dois moderníssimos carros 100% elétricos em terras tupiniquins, a chinesa BYD (Build Your Dreans) elevou os carros asiáticos a um patamar elevadíssimo e vem surpreendendo pela alta tecnologia embarcada e pelo acabamento luxuoso.

Além do Tan EV, a BYD também lançou o Han EV, um sedan de luxo que veio para brigar de igual para igual com as alemãs Mercedes, Porsche e BMW, entre outras marcas de luxo. O fato é que os lançamentos, ocorridos a partir deste segundo semestre, mostram que os carros eletrificados da marca vão incomodar a concorrência.

Mas hoje vamos falar do Tan EV e deixar o Han EV para uma outra ocasião, assim que a marca nos enviar um modelo para testes. O SUV é o primeiro elétrico com sete lugares elétrico comercializado no Brasil e tem um design moderníssimo, com linhas arrojadas e futuristas e chama a atenção por onde passa.

Não apenas pelo seu desenho inovador, mas também por ser um modelo e uma marca “nova” no mercado brasileiro. Impossível passar despercebido. Sua imponência chamou tanta atenção que até mesmo policiais rodoviários me pararam apenas para ver o carro.

Dirigir um Tan é viver uma experiência inesquecível, sem exageros. Muito gostoso de pilotar, na estrada a sensação é de estar pilotando um volitor (mais popularmente conhecido como “disco voador”). Não é nenhum exagero essa afirmação, pois a impressão é de que você está dirigindo, literalmente, uma nave. A única diferença é que o Tan não chega aos 14.000km/h de um volitor (para citar os modelos mais simples, comparados a um Fusca).

Curiosidades

Brincadeiras à parte, durante os dias em que a reportagem testou o Tan EV, vários motoristas de outros veículos chegaram a parar no trânsito para observá-lo circulando pelas ruas. Em alguns pontos de cidades turísticas que visitei, muitos transeuntes não hesitaram em fazer imagens do carro e até selfies. Ficamos à distância observando as mais variadas reações.

As perguntas, obviamente, eram inevitáveis: “Que carro é esse?”, “Essa marca é de que país?”, “Quanto custa esse carrão?”, “Posso dar uma olhadinha por dentro?”, “Ele já está a venda?”, “Nunca vi esse carro por aí, é nacional?”. Nos entrepostos de recarga localizados em shoppings e postos de combustíveis onde paramos para recarregar a bateria, o tumulto também foi inevitável.

Uma das curiosidades do Tan é a origem de seu nome. A BYD afirma que batiza seus carros com nomes que homenageiam as mais importantes dinastias chinesas, ou seja, regimes monárquicos que governaram o país. O Tan homenageia a dinastia Tang (618-906 DC.), que proporcionou à China uma época de muita prosperidade e tida como ponto alto da civilização chinesa e uma época de ouro da cultura cosmopolita.

Apesar da dinastia Tang, o nome do SUV ficou como Tan, sem o “g” no final. A BYD diz que faz parte da estratégia o nome diferenciado dos demais mercados onde o modelo é vendido, pois trata-se de mera simplificação fonética: em mandarim, a letra “G” que normalmente é usada em finais de palavras, não é pronunciada, ou seja, é muda. Então, a pronúncia correta do SUV já seria Tan de qualquer forma.

Além de China e Brasil, o BYD Tan EV também foi lançado na Noruega, país que marca a entrada da empresa na Europa. Até o final deste ano, serão entregues 1500 unidades ao mercado norueguês. A BYD possui extensa experiência com veículos elétricos. Já produziu mais de 1 milhão de unidades deste tipo de veículo.

Apesar de os carros 100% elétricos da BYD surgirem para o público final brasileiro apenas nos últimos meses, em 2018 a marca já equipava toda a frota da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São José dos Campos (SP) com 30 unidades do modelo E5.

Daquele ano até novembro do ano passado, com a frota 100% elétrica, houve uma redução de R$ 1,5 milhão com combustível e de R$ 1 milhão com manutenção dos veículos. A medida ainda apresentou ganhos ambientais para o município, já que a frota da GCM deixou de emitir cerca de 1.200 toneladas de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera, ação que equivale ao plantio de 8.400 árvores.

Bateria Blade, nova tecnologia

A BYD é uma das maiores fabricantes globais de baterias e de veículos elétricos. E, como não poderia ser diferente, a bateria é, sem dúvida, um dos protagonistas do modelo BYD Tan EV. Para essa versão, a BYD introduziu a inovadora ‘Blade Battery’ – células de lítio-ferro-fosfato (LFP), mais finas e com células de energia de 800 ampères – e conseguiu redefinir os padrões de segurança para toda a indústria.

A BYD Blade Battery foi projetada para resolver os problemas de segurança da bateria, uma vez que organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP).

Esse modelo de bateria passou por um desenvolvimento exaustivo, que incluiu testes de pregos e fornalhas. A ótima notícia é que nenhum resultou em incêndio ou qualquer tipo de resposta explosiva. Na verdade, a bateria da BYD atingiu uma temperatura incrivelmente baixa de 60 graus Celsius após rigorosos testes, de acordo com a marca.

A estratégia da BYD é adotar esse tipo de bateria nos futuros modelos elétricos da marca. Com isso, os veículos se tornarão mais seguros e ajudarão a acelerar o ritmo da eletrificação globalmente.

Um elétrico 4×4

Equipado com uma bateria de 86,4 kWh, o BYD Tan pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em uma corrente contínua de 110 kW. Quando chega a 10 por cento, surge no painel uma mensagem de alerta para você carregar o carro. Essa bateria permite autonomia para percorrer distâncias de 437 km, segundo o Inmetro.

O SUV elétrico da BYD incorpora tração nas quatro rodas e é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo (245 cv motor frontal e 272 cv motor traseiro), proporcionando uma potência combinada de 517 CV e torque máximo conjunto de 680 N.m. Desta forma, o Tan pode atingir a velocidade máxima (controlada) de 180 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. Com tanto torque instantâneo disponível, deixa qualquer Porsche no chinelo.

Design: uma combinação dinâmica e poderosa

O design do novo Tan EV é um de seus principais diferenciais. Em termos de estilo, a equipe internacional de design da BYD, liderada pelo renomado designer internacional Wolfgang Egger, ex-head de design da Audi, combinou o talento do design europeu com a herança oriental para criar um SUV poderoso e de aparência dinâmica. O SUV BYD Tan EV representa uma nova era de design para a BYD, combinando beleza, emoção e inspiração na natureza. Cada detalhe, seja interno ou externo, chama muita atenção.

É, sem dúvida, um modelo com visual moderno e agressivo. O novo carro oferece o conceituado design Dragon Face, que ressalta o estilo dos modelos produzidos pela família BYD. No entanto, se ajusta aos mínimos detalhes. Os faróis full LED são marcantes, tem poder penetrante, e lembram, literalmente, um “dragão gigante com os olhos abertos”.

Na dianteira, há uma enorme grade formada por uma série de lâminas cromadas. O para-choque tem um aspecto agressivo, completando o visual interessante do novo SUV eletrizado da BYD. Seu perfil reforça o aspecto robusto do modelo, graças à linha de cintura elevada e as caixas de rodas amplas de 22”. Seu teto curvo e com caimento suavizado na traseira. dá um toque muito especial à aparência do SUV.

A BYD foi além e projetou uma terceira coluna invisível. Revestida em vidro, confere ao teto um interessante conceito do tipo flutuante. Já o elegante desenho da traseira se destaca pelo conjunto de lanternas com efeito 3D de profundidade e iluminação total por LED. Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização dos automóveis de passeio no país, com a apresentação do modelo SUV Tan EV e a nomeação da EuroBike como a primeira concessionária da marca no Brasil.

Um interior exclusivo

A exclusividade do modelo começa pelo fato de ser o primeiro SUV com sete lugares totalmente elétrico comercializado no mercado brasileiro. O modelo tem 4.87m de comprimento, tem entre eixos de 2,82m, a largura é de 1,95m e altura tem 1,72 m. Ou seja, amplo e confortável. Isso é só o primeiro de inúmeros detalhes.

Seu interior traz um acabamento excelente, com materiais premium de alta qualidade e uma arquitetura minimalista que preza pela ausência de botões. A maior parte dos comandos, do sistema de navegação até o ar-condicionado, concentra-se na tela do sistema multimídia.

Aliás este é um dos grandes destaques tecnológicos do BYD Tan. Sua super tela de 15,6” do tipo floating, que parece estar, literalmente, flutuando no painel, conta ainda com a incrível capacidade de rotação elétrica, podendo posicionar a tela tanto na horizontal quanto na vertical.

A quantidade de itens de série encontrados no BYD Tan EV é uma característica que impressiona. A começar pelo grande teto de vidro panorâmico, que cobre até o banco traseiro e permite que a luz natural entre na cabine, proporcionando uma sensação leve e arejada para todos a bordo.

O modelo elétrico da BYD ainda disponibiliza cluster de 12.3” 100% digital, de alta resolução e configurável, bancos em couro sintético com forrações acolchoadas, painel soft-touch (macios ao toque) e volante multifuncional com ajuste elétrico de profundidade e altura e aquecimento.

E não para por aí. Há ainda bancos elétricos dianteiros, com sistema de aquecimento e ventilação. Aliás, o banco do motorista é ajustável em oito posições possíveis. Para os passageiros, os bancos oferecem quatro ajustes disponíveis, ar-condicionado dual zone com sistema de purificação com filtro PM2.5 e ionizador, carregamento sem fio (Wireless) para celulares e iluminação interna nas portas e painel por LED com 30 opções de configuração de cores também fazem parte dos itens oferecidos pelo modelo elétrico da BYD.

O que também atrai os olhares do consumidor é o tamanho do seu porta-malas. Tem espaço para 235 litros para bagagem. Isso com sete pessoas. Se o número de ocupantes cai para cinco pessoas, o espaço salta para 940 litros. Caso as duas fileiras de bancos estejam rebatidas, esse espaço supera incríveis 1650 litros. O porta-malas é elétrico, com sensor de movimento dos pés.

Tecnologia NFC

A tecnologia está presente em qualquer lugar do modelo. Para se ter ideia, o SUV eletrizado da BYD disponibiliza a tecnologia NFC* (Near Field Communication) ou campo próximo de comunicação, para abrir, fechar e até mesmo ligar a ignição do veículo por meio do método de autenticação do próprio aparelho. É do tamanho de um cartão de crédito.

É tão conveniente e pequeno, que se encaixa em uma carteira comum. A tecnologia NFC permite ainda que, por intermédio da simples aproximação de dois dispositivos, seja possível a troca de informações, sem precisar de cabos ou qualquer contato físico.

Segurança em todos os lugares

Um dos grandes destaques do novo Tan EV é a segurança. O modelo vem com sistema de câmeras de 360 graus (são cinco distribuídas pelo modelo). Há também o Alerta de Tráfego Cruzado (RCTA), responsável pelo monitoramento de pontos cegos. O sistema informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.

O novo modelo vem equipado ainda com Piloto Automático Adaptativo, também conhecido como ACC (Adaptive Cruise Control). Trata-se de uma forma inteligente de controle de cruzeiro, que acelera e desacelera o veículo automaticamente acompanhando o carro à sua frente, sem o motorista precisar intervir nos pedais.

Outro detalhe são seus sensores que mantém o carro dentro das faixas de rolagem na estrada de forma automática. É também conhecido como LKS (Lane Keeping System, ou Sistema de Permanência na Faixa). Além disso, o Tan EV dispõe de seis airbags.

Com o intuito de minimizar acidentes e salvar vidas, o recurso conhecido também como AEB (Auto Emergency Breaking) ou Frenagem Automática de Emergência, foi projetado para ajudar o motorista, ativando automaticamente os freios se eles não responderem a tempo no caso de uma colisão iminente.

A frenagem tem ótima eficiência, garantida por um conjunto formado por pinças fixas Brembo com seis pistões e discos ventilados e perfurados na dianteira e traseira.

Outro diferencial é o Sistema de Detecção para Abertura de Portas (DOW) que monitora as condições traseiras do veículo e dá sinas de alerta sobre pontos cegos, evitando acidente durante a abertura das portas. O Tan EV conta ainda com a função eletrônica Auto Hold, que controla automaticamente os freios ABS para manter o veículo parado numa subida, mesmo que o motorista tire o pé do pedal. É desativado ao se acionar o acelerador.

O BYD Tan EV começou a ser vendido no início deste segundo semestre e pode ser adquirido por meio do site ]www.bydtan.com.br, disponível em cinco cores: azul, branca, vermelha, cinza e preta, A partir de R$ 519.990,00. A garantia é de cinco anos para o veículo e de oito anos para as baterias.

A rede Eurobike é a concessionária autorizada a comercializar os carros da BYD no Brasil.

- PUBLICIDADE -