Brasil confirma primeiro caso de coronavírus

Woman wearing face mask protect filter against air pollution (PM2.5) or wear N95 mask. protect pollution, anti smog and viruses, Air pollution caused health problem. environmental pollution concept.

Mayara Nascimento

O Ministério da Saúde confirmou hoje, em coletiva de imprensa, o primeiro caso de coronavírus (Covid-19) no país. Os exames primários foram realizados pelo Hospital Israelita Albert Einstein, e a contraprova confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz.

O paciente é um homem de 61 anos, residente em São Paulo, com histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Ele será mantido em isolamento domiciliar por 14 dias.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou à companhia aérea a lista de passageiros que estavam no mesmo voo do passageiro com resultado positivo para coronavírus. O documento será encaminhado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso suspeito. Até o momento não foi confirmado se o passageiro desembarcou no GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

O país investiga 20 casos suspeitos, sendo 11 em São Paulo. Outros 59 casos já foram descartados.

O vírus é de contaminação salivar, e a Anvisa pede para quem tiver, febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de até 14 dias após viagem para países com casos confirmados, procure uma Unidade de Saúde mais próxima e informe a respeito da viagem.

Além disso, aumentou a criticidade no monitoramento dos voos internacionais provenientes de países onde há casos confirmados da doença. Entre os cuidados, estão: evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão, e usar álcool em gel.

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -