Blitz educativa do Maio Amarelo orienta motociclistas sobre segurança no trânsito

Motociclistas que passaram pela avenida Otávio Braga de Mesquita, altura da praça Monte Carmelo, nesta quinta-feira (12) foram convidados a participar de uma blitz educativa realizada pela Prefeitura de Guarulhos. O evento integrou a agenda do Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vidas, coordenado pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU).

Após a abordagem feita por agentes de transportes e trânsito e por uma equipe lúdica com os personagens juiz, ciclista e motociclista, os condutores receberam orientações sobre segurança no trânsito e participaram de demonstração prática sobre o ponto cego, posição em que a motocicleta não aparece nos espelhos retrovisores do automóvel. A atividade foi realizada com o apoio da Yamaha, que também distribuiu cem vales para troca de óleo gratuita aos participantes.

Na sequência, na tenda da Secretaria da Saúde, os motociclistas receberam materiais informativos sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e aqueles que quiseram levaram consigo preservativos masculino e feminino, além de um kit de autoteste para detecção do HIV, vírus causador da aids. O evento também contou com o apoio da Ecopistas, que ofereceu 30 vales para instalação gratuita de antenas corta-fio.

Muitos dos participantes desconheciam a existência do ponto cego, como relatou Manoel Cruz do Nascimento, 53 anos, o Aranha do Motoclube Águias de Cristo. “Não sabia que existia um ponto em que os motoristas não enxergam as motos. Daqui pra frente vou tomar mais cuidado e também vou passar a informação para meus colegas. Achei muito legal participar”, comentou.

O endereço da blitz foi escolhido por ser um dos que registram alto número de acidentes envolvendo motos em Guarulhos, como explica o diretor de Trânsito da STMU, Hormindo Junior. “Realizamos este tipo de ação durante o ano todo, mas no Maio Amarelo priorizamos as avenidas Otávio Braga de Mesquita e Juscelino Kubitschek, pois estão entre as que mais registram acidentes envolvendo motociclistas. Este tipo de ação é um modo de abordar esse público, que não pode parar para fazer cursos de atualização e que é o mais vulnerável a óbitos no trânsito”, afirmou.

Uma nova blitz educativa para motociclistas será realizada no próximo dia 30 na rodovia Ayrton Senna, em parceria com a Ecopistas e a Polícia Rodoviária.

- PUBLICIDADE -