Bate-papo virtual aborda o aleitamento materno e seus impactos sobre o meio ambiente

Nesta quinta-feira (13), a partir das 15h, a Prefeitura de Guarulhos realiza o bate-papo virtual Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável. A iniciativa do programa Lixo Zero da Secretaria de Serviços Públicos (SSP), em parceria com o Programa Ambienta Saúde, acontece em comemoração ao Agosto Dourado. Para participar basta acessar https://meet.google.com/ova-vmek-tpn.

Está confirmada a presença de Cristina Eustáquia, ginecologista formada pela UFMG e embaixadora Lixo Zero Brasil, que trará dicas sobre o aleitamento materno e práticas sustentáveis que colaboram com a saúde da mulher, do meio ambiente e, sobretudo, da saúde da criança. Também haverá a participação de Luciane Regis de Oliveira Mina, pediatra da Prefeitura de Guarulhos, e Juliana Teixeira, mãe de primeira viagem, bióloga, ativista do Greenpeace e embaixadora Lixo Zero que irá compartilhar as práticas diárias de cuidados com os bebês, como uso de fraldas ecológicas e outras atitudes sustentáveis. A conversa será mediada por Roberto Marcondes.

Celi Pereira, chefe de Educação Ambiental da SSP e embaixadora Lixo Zero em Guarulhos, explica a atualidade do tema. “A produção do leite de vaca requer desmatamento, emissão de gás carbônico, utiliza recursos hídricos e ainda material plástico para comercialização e consumo do leite. Do início ao fim, esta é uma cadeia que contribui para a geração de resíduo e para a mudança climática”.

O tema Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável visa a mostrar o impacto da alimentação infantil no meio ambiente, especialmente sobre a mudança climática, através da proteção, promoção e apoio a essa prática. O debate está em sintonia com o ODS 2030, documento que alinha as campanhas em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos