‘Baphomet’ exposto no muro de casa viraliza nas redes sociais; saiba significado de imagem religiosa

Reprodução/Twitter
- PUBLICIDADE -

Envolta em misticismo, para alguns, Belzebu ou Baphomet representa ‘o demônio’. Para outros, é Saravá Exu Maioral, ‘uma força espiritual que veio para somar’. Dona de imóvel diz não ter se incomodado com publicação

Viralizou nas redes sociais, na segunda-feira (20), a publicação de um morador de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, com fotos da nova estátua exposta por um vizinho no jardim de casa: a imagem de uma criatura com corpo humano, asas e cabeça de bode.

“Vizinho novo chegou causando no bairro”, brincou o autor da postagem, que já conta com quase 9 milhões de visualizações, além de milhares de curtidas, compartilhamentos e comentários.

A estátua retrata Belzebu, Baphomet ou Saravá Exu Maioral (entenda mais abaixo). A propriedade onde foi exposta a estátua é da mãe de santo Michelly da Cigana, que presta consultas religiosas. Ela mora no local há sete anos e conta que colocou a imagem no local há alguns meses “por determinação divina”.

“[Faz] nove anos que eu fiz o meu assentamento de Belzebu, o Maioral. [A] cada ano, ele me surpreende. É uma força espiritual que veio para somar na minha vida, na minha trajetória. Me transformou para o bem. Está chegando a obrigação dele agora na Sexta-feira Santa. [Em] novembro passado, eu tive que colocar a estátua. Para agradecer, para proteger o nosso portão, da minha casa de religião”, explica.

Ela afirma que não ficou incomodada com os comentários (saiba mais abaixo), “muito pelo contrário, eu estou muito feliz com a repercussão. Virou ponto turístico aqui na frente da minha casa. As pessoas têm a liberdade de dizer o que pensam e nós temos a liberdade de exercer a nossa fé”.

Reação nas redes

O autor da postagem é o músico e compositor Ivan Almeida. Ele diz que a estátua chamou a atenção de toda a vizinhança.

“Impressiona pelo tamanho e pela postura, uma cabra preta, com corpo humano, aparentando ter uns 2 metros de altura, sentada em um trono, olhando de cima para baixo…”, diz Ivan.

Ivan acredita que a maioria dos moradores da região desconhece o significado da imagem, mas todos sabem que ali funciona uma casa de religião.

- PUBLICIDADE -