Baião de Tudo oferece atividades de formação em produção musical e oficinas

Com o objetivo de proporcionar experiências e trocas artísticas entre o público, artistas e trabalhadores do setor cultural da cidade de Guarulhos, o Projeto Baião de Tudo – Coletivos Culturais em Rede promove programação com atividades de formação nos dias 16, 23, 24 e 30 de maio. As livescom encontros sobre produção musical, oficinas de graffiti e stencil e sound talks serão veiculadas pelo canal www.twichtv/baiaodetudo.

Realizado com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (FunCultura), o Projeto Baião de Tudo é fruto direto de uma conexão orgânica que se construiu ao longo de anos entre dois núcleos culturais distintos: Baquira Sistema de Som e Djanguru Sistema de Som. Em edição passada, o projeto reuniu mais de 60 artistas guarulhenses no complexo do Adamastor Centro.

Programação

No próximo domingo (16), às 16h, acontece a Oficina de Stencil com o artista plástico e grafiteiro guarulhense Kadu SRPK. Conhecido por seus trabalhos em stencil em grande formato, como gorilas de fone de ouvido, fuscas, leões e outros stencils na cidade, SRPK acompanha a arte urbana guarulhense mais intensamente desde a década de 1990. Nos últimos seis anos o artista vem desenvolvendo um novo trabalho de pintura, brincando com formas e cores em larga escala, pintando escadarias e grandes áreas de piso para serem vistas de cima, por drones e aviões.

No dia 23, domingo, também às 16h, o grafiteiro guarulhense Rim Chiaradia apresenta a Oficina de Graffiti. Chiaradia iniciou seu contato com a arte em 1990 através da pichação. Em 1997 teve contato outras formas de expressão e fez parte da consolidação do graffiti no Brasil, especialmente em Guarulhos e São Paulo. Trinta anos depois, é um artista plástico e grafiteiro consagrado, conhecido mundialmente. Além da produção assídua durante duas décadas nas ruas, Chiaradia já produziu murais em grande escala, além de telas e outros objetos de arte.

Na segunda-feira (24), às 20h, o produtor cultural e musical Jamil Allah Dread apresenta Sound Talk, bate-papo sobre sound system. DJ e soundman do Djanguru Sistema de Som, coletivo que ocupa praças e espaços públicos da cidade desde 2012 com eventos musicais, Jamil atua no universo do reggae, integrando diversas bandas.

Dia 30, domingo, às 20h, Léo do Baquira, proponente e produtor executivo do projeto Baião de Tudo, oferece oficina de produção cultural. Iniciou na fotografia em 2001 e, desde então, criou vasto acervo de shows e apresentações de diversos artistas, com imagens que têm como referência o olhar pela arte de forma única. Léo é um dos idealizadores do Baquira Sistema de Som e Elemento Sarau.

Para saber mais sobre os eventos culturais que acontecem na cidade acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Serviço

Baião de Tudo – Coletivos Culturais em Rede

Domingo, dia 16 de maio, às 16h – Oficina de Stencil com Kadu SRPK

Domingo, dia 23 de maio, às 16h – Oficina de Graffiti com Rim Chiaradia

Segunda-feira, dia 24 de maio, às 20h – Sound Talks com Jamil Djanguru

Domingo, dia 30 de maio, às 20h – Produção Cultural com Léo do Baquira

Evento online – transmissão pelo canal www.twichtv/baiaodetudo