Ayrton Senna é a melhor das rodovias que cortam Guarulhos

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Lucy Tamborino

A rodovia Ayrton Senna (SP-070) foi a melhor via avaliada dentre as três que cortam Guarulhos pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), ocupando a 6ª posição.  Segundo a 22ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, divulgada ontem, a via foi considerada ótima no quesitos estado geral, pavimento e sinalização. Já geometria foi caracterizada como bom.

As outras duas rodovias que cortam a cidade, Presidente Dutra e Fernão Dias, foram consideradas boas no nos quesitos estado geral, pavimento e sinalização. Já a geometria das vias foi apontada como regular pela CNT.

Segundo o levantamento, a ligação entre as cidades de São Paulo e Taubaté, passando por Guarulhos pela rodovia Ayrton Senna aparece na 6 ª posição do ranking das ligações rodoviárias de todo o país, no ano passado ficou na 11ª, sendo classificada como ótima nos dois anos.

Já a ligação São Paulo (SP) – Rio de Janeiro (RJ) pela via Dutra aparece na 19ª posição do ranking das ligações rodoviárias no segundo ano consecutivo; e a ligação entre São Paulo (SP) – Minas Gerais (MG), pela Fernão Dias, figura na 14ª posição, 7 posições a menos que o ano passado.

A pesquisa avaliou 107.161 km de rodovias, um acréscimo de 1.347 km (+1,3%) em relação ao ano passado. Foi percorrida toda a extensão pavimentada das rodovias federais e das principais rodovias estaduais do país.

De acordo com o levantamento, 57% dos trechos avaliados apresentaram estado geral com classificação regular, ruim ou péssima. Em 2017, o percentual com algum problema foi de 61,8%.

“A malha pavimentada brasileira continua em condições insatisfatórias, ainda que tenha apresentado uma pequena melhora entre 2017 e 2018.”, conclui a Confederação. A variável que contribuiu para a mudança dos dados foi à sinalização, que inclui placas de limite de velocidade, faixas centrais, laterais e defensas – elementos inseridos nas vias com a finalidade de reduzir o impacto de possíveis colisões.

Nesta edição, o percentual da extensão das rodovias com sinalização ótima ou boa foi de 55,3%. No ano passado, 40,8%. A melhora de 14,5 pontos percentuais pode ser explicada pelos avanços nos programas dedicados à adequação da sinalização, sobretudo em rodovias federais, segundo a CNT.

A Pesquisa CNT de Rodovias revela que as condições da geometria da via preocupam, 75,7% da extensão avaliada foi classificada como regular, ruim ou péssima. A situação do pavimento também é deficiente em 50,9% da extensão total avaliada.

Imagem: Mayara Nascimento

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